Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município.

Campos para pesquisa
Para usar as opções de filtro, escolha o campo para a pesquisa e clique no botão pesquisar Foram encontradas 100 registros
Limpar

Sentir a brisa batendo no rosto, descobrir falésias, fontes de água doce e um cenário paradisíaco: essa é a proposta deste roteiro.

Uma das maiores planícies costeiras marinhas do Nordeste, localizada entre as Praias de Barreiras e Quitérias.

Dia 1o de maio é o dia do trabalhador, mas em Icapuí esse dia representa ainda mais: é o dia dos Barcos ao Mar.

A Aquasis é uma organização sem fins lucrativos que atua na conservação de espécies ameaçadas no Nordeste do Brasil e que desenvolve pesquisas e ações educativas para proteção de animais em risco de extinção.

Datada do início do século XX, teve como idealizador o Padre Clicério da Costa Lobo.

João Tavares de Souza foi um jovem Militar do Exército brasileiro que em 1935 desertou das Forças Armadas e tornou-se guerrilheiro.

A construção do templo foi movida por uma verdadeira campanha que teve a frente o saudoso Padre Marcondes de Matos Cavalcante e data de meados da década de 1950.

A Casa de Cultura Cores da Vida é um importante espaço cultural que reúne as diversas linguagens artísticas do município e resguarda a memória afetiva e cultural de Icapuí.

Espaço que abriga um acervo de cerca de 2.000 quadros que retratam as lutas populares da América Latina, dos quais cerca de 450 estão expostos, e que, a partir da memória representada por alguns ícones e personalidades políticas, provocam o diálogo com os visitantes.

O acervo abriga cerca de 2.500 quadros que retratam as lutas populares da América Latina. Destes apenas 500 quadros encontram-se expostos.

A Casa de Farinha teve apoio do Projeto “Aliança Empreendedora” e é lá onde tudo acontece, desde a produção da farinha até as reuniões de moradores e festejos.

Visita guiada que permite conhecer uma casa histórica de 1915, que pertenceu a Maria da Conceição Rebouças, onde é possível observar, através da arquitetura, mobília e elementos históricos, associado à narrativa do guia, como era o modo de vida das comunidades e os seus costumes.

Localizada na Comunidade de Morro Pintado, é um inestimável patrimônio da história e da memória de nossa gente.

Valoriza a cultura tradicional popular por meio da Memória Histórica do Teatro de Bonecos, a partir da experiência do Mestre Gilberto Calungueiro, Tesouro Vivo de Icapuí.

Remonta ao final do Século XIX e foi, após a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o primeiro prédio residencial a ser edificado na Vila de Areias (do Alto Areal).

A arquitetura popular é outro destaque no município que demonstram a perícia de seus construtores, muitos dos quais eram deles mesmos a sua moradia.

No centro de Ibicuitaba, primeira sede do município de Icapuí, o visitante poderá observar edificações antigas, como o Casarão da Família Holanda, uma das primeiras casas de alvenaria da região, e a Igreja N. Sra. do Rosário, datada por volta de 1870.

Fundado em 1995 e localizado no centro da cidade de Icapuí, leva o nome de um poeta popular dos anos 1950 que, com sua arte, influenciou muitos jovens, do seu tempo

O Centro de Visitantes Banco dos Cajuais foi inaugurado em 24 de março de 2022.

É na Barrinha que se encontra a sede do projeto Mulheres de Corpo e Algas, uma iniciativa que alia tecnologia e responsabilidade ambiental no cultivo sustentável das algas, que são transformadas em cosméticos e alimentos.

Uma das comunidades mais antigas do litoral cearense possui várias referências históri- cas, visivelmente presentes no seu cotidiano.

A comunidade é formada por descendentes e antigos trabalhadores das salinas, cujo ancoradouro que escoava a produção ficava no Rio da Barra Grande e onde ainda hoje é possível observar algumas salinas no território.

Comunidade organizada que desenvolve diversos projetos ligados a atividades da pesca, extrativismo e da lavoura de subsistência, onde é possível vivenciar seu modo de vida, degustar sua gastronomia e entender um pouco sobre a cultura e o cotidiano das “Mulheres do Córrego do Sal”.

O empreendimento dispõe de um en genho de cana de açúcar, uma casa de farinha, um alambique e a belíssima casa histórica de 1934, que pertenceu ao casal João Cunha e Carminha.

Conjunto típico de casas alpendradas e de arquitetura secular única, que remontam os primórdios da conquista do território.

Esta comunidade há anos possuía uma salina, onde o sal era transportado para o mercado do Rio Grande do Norte.

Mirante natural, com sombra, água fresca e um espaço para descansar, redinha bem cearense, balanço e decoração rústica e colorida.

Considerada a duna móvel mais alta do Ceará.

Situada na comunidade de Peixe Gordo, o espaço guarda peças e móveis antigos, casa alpendrada, além de livros, vídeos e fotos antigas

Os Engenhos-Casas-de-Farinha que ainda resistem ao tempo, verdadeiras unidades inventivas de produção, que figuraram no município com vigor até os meados da década de 1970.

Situada na Área de proteção ambiental de Barra Grande, na praia de Requenguela, a Estação Ambiental Mangue Pequeno funciona como um centro de práticas sociais e sustentáveis

Icapuí tem na pesca uma das suas principais atividades econômicas e tornou-se uma referência também em carpintaria naval: a arte de construir barcos.

A Serra dos Cajuais abriga um dos mais importantes marcos de orientação da navegação regional: o famoso Farol dos Cajuais.

É um grupo de jovens e crianças da Praia de Quitéria criado no ano de 2008 com o intuito de protagonizar as crianças e adolescentes da comunidade.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Mirante Central, oferece uma vista esbelta da cidade e todo o seu entorno, com realce para o mar e o grande parque de coqueirais que o antecipa.

A singela Capela de São João Batista da Mutamba, em Icapuí, é um dos templos mais antigos na conhecida “Região Praiana”.

Foi sob as orientações do Padre Marcondes de Matos Cavalcante que uma velha capelinha de palha da comunidade deu lugar à construção do novo templo religioso, iniciado no ano de 1951 e concluída em 1952, sob o Orago de Santa Luzia.

O marco fundante da Capela de Nossa Senhora do Carmo de Cajuais, em Icapuí, foi lançado no ensejo das Santas Missões Populares, no ano de 1998, com a bênção e o erguimento do Cruzeiro de sinalizava o local aonde deveria ser edificada a futura ermida.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Ibicuitaba, data de 1873 e foi um dos primeiros templos cristãos erguidos no litoral de Icapuí.

A Igreja de Nossa Senhora da Soledade de Icapuí remonta ao ano de 1873.

Que tal praticar aulas de kite surf contando com profissionais e uma estrutura completa? A escola Kite Mansion, localizada na Praia de Tremembé, oferece aulas práticas de 10 horas para iniciantes, com o objetivo de torná-los independentes e seguros na prática desse esporte.

Letreiro de boas-vindas que demarca as duas principais entradas de Icapuí, no Ceará e no Rio Grande do Norte.

Selfpoint colorido com o nome do local e uma simpática lagosta, símbolo de Icapuí, maior produtor de lagosta do Brasil!

O manguezal da Barra Grande é um ambiente de grande importância para o Município de Icapuí haja vista que é local de alta produtividade da cadeia alimentar costeira

Do ponto de vista cultural, há todo um complexo de manifestações que começam com o coco de roda;

É um equipamento pertencente à Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí, que passou por uma reforma no ano de 2000, sendo inaugurado em 22 de janeiro de 2000.

O mergulho livre possibilita a observação de uma grande diversidade de peixes, crustáceos, tartarugas, além de conhecimento sobre o processo de construção artesanal dos currais e curiosidades sobre a atividade esqueira.

Localizado na Mutamba, o Mirante da Serra do Mar é a porta de entrada do Município de Icapuí, para quem vem de Aracati.

O Mirante do Cruzeiro de Melancias data da década de 1950.

Por estar sobre a enseada da Ponta Grossa e configurar-se como uma duna de grande aporte de sedimentos, o famoso “Morro da Helena” apresenta uma elevação média de 60 metros, dando um ângulo de visão de 360 graus da exuberante paisagem da planície costeira de Icapuí.

Em janeiro de 2021, a cantora Selena Gomez lançou o videoclipe gravado para a música "Baila Conmigo", segundo single do EP com músicas em espanhol gravado pela cantora.

Icapuí é um berço em potencial também no tange às questões histórico-culturais com viés turístico.

A costa de Icapuí é bastante diversificada e cada ambiente tem uma composição de aves bem particular. O amanhecer nas matas de tabuleiro traz variedade de cantos e sons. Caminhar pelo Banco dos Cajuais revela surpresas ocultas por sua grande extensão e o pôr do sol no manguezal é acompanhado pelo gr

O peixe-boi marinho, mamífero aquático ameaçado de extinção, é considera do Patrimônio Natural de Icapuí. Nesse território, ele encontra as condições ideais para se reproduzir e se alimentar, por conta do capim agulha, das algas e das fontes de água doce no mar, o que torna Icapuí a principal área d

Um dos lugares mais instagramáveis de Icapuí, a passarela de 240 metros no manguezal constitui-se um equipamento de educação ambiental único e destina-se a revelar a imensa biodiversidade que ocorre nesse ecossistema.

Sentir a sensação de liberdade, passando por praias tranquilas em cenário pontilhado por dunas e coqueirais.

O passeio é realizado em pequenas embarcações que levam os visitantes até piscinas naturais e formações rochosas em alto mar (grutas), onde é possível realizar mergulho livre, observar uma grande diversidade de peixes e, ainda, se refrescar com um delicioso banho de mar.

Passeio realizado na APA da Barra Grande, onde o visitante poderá conhecer a dinâmica do ecossistema manguezal, sua rica fauna e flora, observar o ancoradouro dos barcos e o canal do Manguinho, descobrir curiosidades e costumes locais e se refrescar em águas tranquilas.

O passeio é realizado em pequenas embarcações que levam os visitantes até piscinas naturais e formações rochosas em alto mar, onde é possível observar uma diversidade de peixes e, ainda, se refrescar com um delicioso banho de mar.

O passeio é realizado em pequenas embarcações que levam os visitantes até piscinas naturais e formações rochosas em alto mar (grutas), onde é possível realizar mergulho livre, observar uma grande diversidade de peixes e, ainda, se refrescar com um delicioso banho de mar.

Neste roteiro o visitante irá conhecer um dos territórios mais antigos do litoral cearense, onde se tem inúmeros registros históricos do século XVII.

Localizada na Praia de Barreiras, a Pedra guarda uma das lendas mais famosas de Icapuí.

A Pedra do Ladrilho marca a fronteira que divide as comunidades de Peroba e Picos.

A Praia de Barreiras é repleta de lendas e encantos.

Peixes-boi que afloravam na superfície, salientando que os índios Potiguares vinham até aquela costa para arpoa-los e alimentarem-se de sua precisa carne, assim também o fazia a tripulação de vários caravelões que demandavam a costa.

Seu nome faz referência à liberdade conquistada pelo povo praiano quando Icapuí se emancipou do município de Aracati, através do plebiscito ocorrido em 22 de janeiro de 1984.

Praia à margem direta de Gamboa formada pelo sangradouro dos alagados; a Serra dos Cajuais, barranca vermelha coberta por densa vegetação é cenário de fundo, o acesso somente pela praia e pirâmides de sal complementam a paisagem.

Com uma característica única: na maré baixa o mar chega a recuar até três quilômetros proporcionando o visual incrível da praia.

Praia à frente de denso coqueiral na base da Serra dos Cajuais, núcleo de pescadores situado em ponto mais elevado que a praia de areia pigmentada;

Praia de banho fácil, mar calmo, com presença de dunas e coqueiros; núcleos de pescadores e ancoradouros pontilham nas áreas; dunas baixas, acobertadas por vegetação rasteira (ramas); a atratividade é o banho e proximidade com o limite CE/RN.

Localizada entre a Praia de Tremembé e a Praia do Ceará, tem paisagem com coqueiros, mar calmo, areia branca, um lugar paradisíaco onde muitas pessoas se encontram no fim de tarde para ver o pôr-do-sol. A praia conta com uma estrutura hoteleira e gastronômica ainda em crescimento.

A 8 km da sede, praia na enseada da Ponta da Peroba, no sopé do rochoso e da falésia de areias vermelhas;

A Praia de Picos é um verdadeiro paraíso, onde a natureza se faz exuberante num cenário de puro encantamento e tranquilidade.

Praia de diferentes paisagens e uma comunidade em que a maioria dos nativos são descendentes de holandeses.

Composta de dunas intermináveis, com areias brancas e fofas.

A 18 km da sede, Redonda é uma praia na enseada, protegida pela Ponta da Redonda, falésias de areias e pedras coloridas de grande beleza, é uma ponta rochosa muito alta com rochas pontilhando todo o mar a sua frente;

Aqui as falésias dão lugar aos mangues que rodeiam a Praia da Requenguela.

Icapuí tem uma natureza exuberante que atrai visitantes para suas praias quase desertas de águas mornas, calmas e tranquilas, como a Praia de Retiro Grande: um paraíso perdido entre o azul do céu e o verde do mar.

A 2 km da Praia de Quitérias, praia de banho calmo, águas calmas, fundeadouro das embarcações de Icapuí, grande verde e denso coqueiral enfileiram-se ao longo da costa; a barreira da Serra dos Cajuais é cenário de fundo.

Praia limite do Município de Icapuí e do Estado do Ceará. Localizada na divisa com o Rio Grande do Norte. Os coqueiros fazem a paisagem, a areia da praia é dura, compacta e permite a circulação de veículos vindos do Rio Grande do Norte (Tibau).

Realizado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis)

O Projeto “De Olho na Água”, da Fundação Brasil Cidadão, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolve ações na busca pelo uso sustentável dos recursos hídricos no Município de Icapuí.

O projeto Meninas ao Mar é formado por mulheres de todas as idades e condições físicas da Praia da Redonda e comunidades próximas.

Na Barrinha, o projeto traz na sua essência o protagonismo feminino.

As salinas de Icapuí são de uma beleza cênica indescritível.

O pacato povoado da Serra do Mar nasceu como uma extensão das Serras de Cajuais e Mutamba, e está encravado no cimo da ladeira da Mutamba, às margens da CE-261, de onde se avista uma paisagem esbelta, palmilhada de coqueirais, tendo ao fundo imensidão do mar.

O Grupo de Teatro Coqueiral foi criado no ano de 2013, a partir de conversas que com os adolescentes e crianças da comunidade de Peroba.

Com características peculiares, a trilha está situada na borda do paredão de falésia, com cobertura vegetal da mata de tabuleiro litorâneo arbustivo bastante diversificada.

As trilhas no mangue foram feitas principalmente por pescadores e algumas pelas correntes marinhas.

A trilha ecológica se inicia na praia de Ponta Grossa, uma rica comunidade que guarda um acervo histórico com peças datadas do século XVII e onde atualmente se pratica o turismo comunitário.

Realizada na Praia de Ponta Grossa, esta trilha possibilita aprender um pouco mais sobre o ecossistema manguezal, caminhar, observar a diversidade das espécies, sentir as diferentes texturas, cheiros e descobrir curiosidades locais.

Na praia de Redonda, o visitante poderá conhecer um projeto comunitário que busca garantir a preservação e a certificação da lagosta.

Já imaginou aprender as técnicas da pesca da lagosta com um pescador local? Essa vivência possibilitará ao visitante conhecer mais sobre a pesca artesanal da lagosta, interagindo e descobrindo curiosidades e costumes locais.

Já imaginou vivenciar o dia a dia de um pescador? Durante essa vivência, o visitante irá acompanhar o processo de despesca nos currais de peixes, terá contato com a rica biodiversidade local e conhecerá as técnicas artesanais de construção dos currais.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito