Icapuí tem na pesca uma das suas principais atividades econômicas e tornou-se uma referência também em carpintaria naval: a arte de construir barcos.
Por essas razões, seu cenário paradisíaco conta com a presença de inúmeros barcos não somente no mar, mas também em terra, nos estaleiros, onde os barcos são construídos artesanalmente, com a tecnologia das caravelas que desbravaram os oceanos na época das grandes navegações, no período colonial. São barcos enormes que pesam de em torno de 40 a 50 toneladas e custam mais de um milhão de reais. Esses barcos em construção nos estaleiros de Icapuí tornaram-se atrativos turísticos e ponto de parada de visitantes curiosos que desejam saber mais sobre essas verdadeiras obras de arte. Um dos estaleiros mais famosos de Icapuí é o Estaleiro do Seu Evilásio, um dos pioneiros na construção artesanal de barcos no Município. Há pouco mais de cinco décadas ele construiu, ao lado de seu irmão, um dos primeiros barcos de Icapuí. De lá para cá, a atividade se multiplicou e os estaleiros passaram a compor o cenário local. A técnica de construção dos barcos foi transmitida de pai para filho e hoje a família de Seu Evilário já chega na terceira geração de carpinteiros navais, com seus filhos e netos conduzindo as atividades.
Mãos habilidosas tecem as tramas que formam o labirinto, a renda e o bordado, e outras talham belas esculturas em madeira e formam belas peças a partir da palha e das conchas.
Uma viagem gastronômica ao universo caiçara, onde o carro chefe é a lagosta fresquinha, camarão, búzios e outros mariscos, mas também tem guisado, e doce de caju para finalizar.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Icapuí utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.