O projeto Aves de Icapuí é uma iniciativa independente que desenvolve ações voltadas à conservação ambiental, à educação e ao turismo de observação de aves.
Criado com o propósito de valorizar a biodiversidade e a avifauna do município de Icapuí, o projeto destaca a importância das espécies residentes e migratórias, ao mesmo tempo em que promove práticas de turismo responsável e sustentável.
O Vem Passarinhar Icapuí é uma das principais iniciativas do projeto Aves de Icapuí, voltada ao fortalecimento da conservação da biodiversidade local por meio da observação de aves. A ação tem como objetivo aproximar a comunidade e turistas, por meio de trilhas guiadas que utilizam equipamentos como lunetas (scopes), binóculos, câmeras fotográficas e guias de campo.
Ao promover experiências de contato direto com a avifauna local, o Vem Passarinhar incentiva a preservação ambiental, a educação ecológica e o desenvolvimento do turismo sustentável e de base comunitária. A atividade é aberta ao público, acolhendo desde iniciantes até observadores experientes, e ocorre em diferentes ambientes naturais do município, respeitando a sazonalidade das espécies.
Essa iniciativa contribui para a valorização de Icapuí como um importante destino de ecoturismo no estado do Ceará.
O Vem Passarinhar é um evento gratuito que acontece em todo o Brasil, é uma experiência ao ar livre que conecta pessoas à natureza e contribui para a conservação das aves e de seus habitats.
Email:
avesdeicapui@gmail.com
Endereço:
A atividade é realizada em diferentes pontos de Icapuí, de acordo com o roteiro e época do ano. O ponto de encontro geralmente é na Praia da Requenguela ou locais indicados previamente na divulgação.
Funcionamento:
As passarinhadas são realizadas nas áreas costeiras de Icapuí, em datas específicas divulgadas nas redes sociais do projeto e também mediante agendamento via e-mail para grupos. Atendemos turistas, moradores e instituições, podendo adaptar o roteiro conforme a faixa etária e o interesse do grupo.
Mãos habilidosas tecem as tramas que formam o labirinto, a renda e o bordado, e outras talham belas esculturas em madeira e formam belas peças a partir da palha e das conchas.
Uma viagem gastronômica ao universo caiçara, onde o carro chefe é a lagosta fresquinha, camarão, búzios e outros mariscos, mas também tem guisado, e doce de caju para finalizar.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Icapuí utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.