Hoje o litoral de Icapuí abriga uma população residente de peixes-bois-marinhos, considerada Patrimônio Natural do Município desde 2015 (Lei Municipal 655/2015).
A região é um dos últimos refúgios para a espécie na costa cearense, pois dispõe de atributos ambientais importantes à sobrevivência desses animais, como a existência de bancos de capim-agulha e fontes de água doce, que jorram na plataforma continental. Por conta disso, é possível avistar peixes-boi nativos no litoral do Município ao longo de todo o ano, o que vem estimulando a realização de passeios para observação desses animais. A atividade tem sido incrementada desde julho de 2020, quando os primeiros peixes-boi reabilitados por meio do Projeto Manati, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) chegaram ao cativeiro de aclimatação, localizado na Praia de Peroba. O cativeiro é uma experiência única no Brasil, consistindo em uma plataforma flutuante no mar onde os peixes-boi passam a última fase de reabilitação antes da soltura para vida livre. No mar, a certa distância, ou do alto das falésias da Praia da Peroba, também é possível avistar os peixes-boi em reabilitação no cativeiro.
Mãos habilidosas tecem as tramas que formam o labirinto, a renda e o bordado, e outras talham belas esculturas em madeira e formam belas peças a partir da palha e das conchas.
Uma viagem gastronômica ao universo caiçara, onde o carro chefe é a lagosta fresquinha, camarão, búzios e outros mariscos, mas também tem guisado, e doce de caju para finalizar.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Icapuí utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.