CASAS DE TAIPA ALPENDRADAS / SÍTIO HISTÓRICO DE ICAPUÍ
A arquitetura popular é outro destaque no município que demonstram a perícia de seus construtores, muitos dos quais eram deles mesmos a sua moradia.
Esse conjunto de residências, que remonta aos primórdios de nossa colonização, forma um grande corredor histórico palmilhado de edificações que sugerem uma verdadeira volta aos primórdios históricos e às suas povoações germinais.
Alpendres que exerciam dupla funcionalidade e trazem em si a essência do bem receber e da hospitalidade do povo icapuiense: a primeira função de proteção da moradia, guardando-a do sol e da chuva; a outra função social, local de encontro das pessoas e de pousos, paradas e permanências frequentes.
Os donos das casas alpendradas ofereciam seus alpendres como abrigo para os pequenos comerciantes e tangerinos que passavam rumo ao grande entreposto comercial que já foi a vizinha cidade do Aracati durante o Século XVIII e a segunda metade do Século XIX. Razão pela qual a sequência linear dessas edificações nos diz muito sobre o processo de ocupação do território icapuiense, indicando caminhos, rotas, entradas e saídas, por onde trafegavam toda sorte de viajantes! Os alpendres e o seu doce aconchego exerceram então papel fundamental e até hoje simbolicamente representam o espírito hospitaleiro de nossa gente!
Mãos habilidosas tecem as tramas que formam o labirinto, a renda e o bordado, e outras talham belas esculturas em madeira e formam belas peças a partir da palha e das conchas.
Uma viagem gastronômica ao universo caiçara, onde o carro chefe é a lagosta fresquinha, camarão, búzios e outros mariscos, mas também tem guisado, e doce de caju para finalizar.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Icapuí utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.