NOTÍCIAS

13-JUN-2024

2ª Audiência Pública do Plano Diretor abordou a participação social, mobilidade, acessibilidade, habitação e economia

#PlanoDiretor POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 13 DE JUNHO DE 2024

Foto: ASCOM

A participação popular na construção do Plano Diretor de um município é um elemento essencial para garantir que o desenvolvimento urbano e territorial atenda às necessidades e expectativas das comunidades. Essa temática abriu os debates da 2ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Icapuí, realizada nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores.

A socióloga e professora Irlys Barreira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), ressaltou o caráter coletivo e participativo do projeto e apresentou como está acontecendo o processo de participação social no município.

Irlys destacou que já foram aplicados questionários e entrevistas que permitiram o diagnóstico de situações e expectativas dos moradores em diferentes comunidades. Foram colhidos depoimentos de representantes comunitários, que também participaram de três assembleias abertas no ginásio do município. E agora, estão sendo realizadas mais três audiências públicas para ampliar a contribuição dos diversos setores.

Além da participação e controle social, foram debatidas questões sobre o desenvolvimento econômico local, mobilidade/acessibilidade, e ainda, a questão da habitação e regularização fundiária.

Herlene Fernandes (Sauri), da comunidade de Ibicuitaba, perguntou "como o plano diretor vai assegurar à população questionar a realização de construções em áreas de riscos? Que já existem muitas no município. Além das calçadas, construções irregulares como ficarão essas situações?"

A arquiteta e professora Clarissa Freitas, vice-coordenadora do projeto (UFC), respondeu que o plano tá trazendo uma série de normas e restrições de ocupação, mas para além disso, será preciso fortalecer a prefeitura e os órgãos municipais para implementação do plano. Sendo esse o primeiro passo para se pensar no que será feito nessas situações específicas.

A audiência pública contou com participantes das diferentes comunidades do município, membros dos setores públicos e privados, representantes de ONG's, e outros. O momento durou cerca de quatro horas, com transmissão pelos canais da Câmara Municipal, em tempo real.

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

De Braços Abertos: Icapuí recebe reconhecimento por ser uma das unidades piloto do projeto de Planificação da SESA

Icapuí recebeu o reconhecimento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), pelo compromisso [...]

#ChamamentoPúblico Há 16 dia(s)

COMDCA divulga o resultado preliminar das propostas habilitadas e inabilitadas ao edital N°02/2024

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adol [...]

#Capacitação Há 16 dia(s)

Curso de bolos confeitados é realizado em Icapuí através de parceria entre prefeitura, SinRural e Senar

A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, [...]

#Educação Há 18 dia(s)

Secretaria de Educação divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2025

Secretaria de Educação lança Instrução Normativa que dispõe sobre diretrizes, procedimentos e períodos para a realização de matrículas

#ChamamentoPúblico Há 18 dia(s)

COMDCA divulga alteração do Cronograma do Edital de Chamamento Público Nº02/2024

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adol [...]

#AbastecimentodeÁgua Há 19 dia(s)

SAAE passa a receber pagamento via pix a partir das próximas faturas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia responsável pelo sistema de abaste [...]

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida iniciam amanhã (3) e seguem até sexta-feira (6)

As inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida em Icapuí iniciam nesta terça-feira, 3 [...]

#Gestão Há 20 dia(s)

Icapuí é agraciado com Prêmio Índice de Governança Municipal

O município de Icapuí foi premiado durante o III Congresso Brasileiro de Gestão por Resu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5