Arte: Reprodução / Secretaria da Educação
Mais uma vez, a Educação Icapuiense se destaca no cenário cearense, dessa vez no 2º Prêmio Educador Transformador, no qual o professor Tiego da Silva Cruz, da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, venceu em 1º lugar a Etapa Estadual na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o projeto de robótica "XMAKER".
A premiação contou com mais 3 mil projetos inscritos, em 7 categorias. Dentre eles, foram selecionados 567 (nacional) para as etapas estaduais, ou seja, 3 projetos por categoria em cada estado brasileiro. Após concorrer com outros dois projetos cearenses, o XMAKER do professor Tiego foi eleito como o melhor projeto pedagógico da categoria.
Agora, segue para a etapa regional, onde irá concorrer com as melhores iniciativas da região Nordeste.
A VISÃO DO PROFESSOR: TIEGO CRUZ
O educador Tiego Cruz leva a refletir que "desenvolver práticas em torno das tecnologias no contexto da educação pública tem diversos impactos, dentre eles, se pode enfatizar a questão da oportunidade. Quantos dos nossos alunos têm ou tiveram acesso às tecnologias no contexto da robótica? Quantos deles, por meio de uma simples oportunidade, poderiam ganhar destaque na área? Esse é um trabalho que gera oportunidades, além da descoberta e do reconhecimento de talentos diversos."
Para Tiego, "quando pautamos o protagonismo do aluno alinhado ao trabalho colaborativo, a cientificidade, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, almejamos resultados e objetivos que são importantes para a vida em sociedade e que irão influenciar nas formas como o aluno vê e compreende o mundo ao seu redor."
Ele explicou que "as práticas desenvolvidas nas aulas do XMAKER permitem que o aluno expanda a sua visão de mundo, bem como conheça novos conhecimentos e formas de aprendizagem que talvez antes não tinha acesso. Os conhecimentos mediados pelas tecnologias, inclusive, assumem papel importante na futura vida profissional do aluno, uma vez que ele conhece ali mais uma área em que poderá atuar em determinadas profissões.
"Como professor, confesso que não conseguimos medir os impactos que atividades como essas geram na vida dos alunos, mas temos colhido muitos bons frutos nos últimos dois anos, o que nos faz crer que esses impactos são positivos e muitos" afirmou.
O PROJETO: XMAKER
Desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, o XMAKER foi criado em 2022 para a turma de 5° ano em que o professor lecionava. No ano de 2023, foram realizadas atividades junto aos alunos do 1º e 9º ano, além de um grupo de alunos do 6º ano, que tiveram um projeto selecionado e apresentado presencialmente na Mostra Nacional de Robótica (MNR-2023), realizada em Salvador, Bahia.
O XMAKER é um projeto pedagógico alinhado à BNCC que tem como base fundamental a cultura maker, abordando temas sobre tecnologia, robótica e inovação a partir de conhecimentos das áreas das Ciências e da Matemática.
Visa desenvolver o protagonismo estudantil, bem como trabalhar áreas como o pensamento científico, criativo e visual, o trabalho colaborativo, a solução de problemas, a linguagem computacional plugada e desplugada e a programação."
Tiego explicou que o xmaker "está pautado em metodologias ativas, uma vez que o protagonismo do aluno é o seu principal objetivo. O estudante é levado a conhecer as tecnologias durante as aulas, bem como seus usos. Em seguida, conhece e reconhece as maneiras como essas tecnologias estão presentes no nosso cotidiano, expandido a sua concepção acerca desses elementos e sua importância para a vida em sociedade.
Acrescentou que "o trabalho em grupo também é um método adotado nesse processo em que os alunos assumem funções por rotação e corresponsabilidades durante as aulas (líder, designer, programador). O projeto é inovador por fazer uso de recursos pedagógicos tecnológicos, promovendo o acesso do aluno a elementos que promovem o conhecimento sobre tecnologia e robótica de maneira prática e alinhada àquilo que ele vivencia em seu cotidiano, transformando as práticas pedagógicas cada vez mais significativas."
HISTÓRICO DO PROJETO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL XMAKER:
- 2022: Apresentação do projeto SMARTBALL na Feira de Ciências da Escola Mizinha pelos alunos do 5º ano;
- 2023: Participação de alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica, prova teórica, com medalhistas no 1° e no 9° ano;
- 2023: Participação na Mostra Nacional de Robótica (MNR-2023) com apresentação presencial do projeto SMARTBALL pelos alunos do 6º ano;
- 2023: Submissão de dois projetos (artigos) na Mostra Nacional de Robótica (MNR-2023) na modalidade virtual pelos alunos do 9° ano;
- 2024: Moção de Congratulação concedida pela Câmara Municipal de Icapuí pela participação na MNR 2023 e pelo trabalho desenvolvido na Escola Mizinha;
- 2024: Dois ex-alunos da Escola Professora Mizinha, agora alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime da Cunha Rebouças, são contemplados com Bolsas de Iniciação Científica Jr. pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- 2024: Por meio do XMAKER é desenvolvido um novo projeto, o ALPHABOT, que terá como público-alvo crianças em fase de alfabetização;
- 2024: O XMAKER é eleito como melhor projeto pedagógico do estado do Ceará pelo Prêmio Educador Transformador na Categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, concorrendo agora na Etapa Regional com os melhores projetos da Região Nordeste do Brasil.
O PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR
A premiação é uma iniciativa que valoriza ideias alinhadas à Educação Empreendedora de profissionais de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, dividido em 7 categorias, que contribuem para a formação integral dos estudantes.
Ao participar do Prêmio, os professores têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ampliar suas redes de contato, receber reconhecimento, além de outras oportunidades, e ainda inspirar outros educadores a se engajarem em iniciativas transformadoras.
É promovido pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil
- com o Prêmio Educação Empreendedora - do Sebrae - É um espaço de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.