Foto: ASCOM (por Grazy Gurgel)
A última Consulta Pública do Plano Plurianual (2026 - 2029) foi realizada na tarde desta sexta-feira (25), na Casa de Cultura Cores da Vida, atendendo às regiões do centro. O momento reuniu gestores públicos, servidores, representantes de associações e moradores.
O servidor e diretor administrativo e de planejamento, Geovani Alves, apresentou o que é o PPA, legislação e aspectos técnicos. A servidora Mari Cecília traçou a relação do PPA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O prefeito Kleiton destacou as ações estratégicas realizadas pela gestão municipal no primeiro semestre de 2025.
Em seguida, aconteceram os trabalhos em grupos, divididos por temáticas, como educação, saúde, bem-estar, saneamento, preservação do meio ambiente, economia e outros.
Participaram, o prefeito Kleiton Pereira, a primeira-dama e secretária de planejamento, administração e finanças, Janice Pereira, o secretário de governo, Jardel Oliveira, o secretário de infraestrutura Francisco José Rebouças (Zezinho) e vereadores.
O PPA aconteceu de forma itinerante com quatro Consultas Públicas por regiões, sendo a primeira no dia 26 de junho com os representantes dos Conselhos Municipais, a segunda em Melancias (comunidades de cima) ocorrido em 11/07, a terceira em Redonda (comunidades de baixo) ocorrido em 22/07 e, por fim, as regiões do Centro em 25 de julho.
O que é o PPA?
O Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de um período de quatro anos. Com a adoção deste plano, tornou se obrigatório o Governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas