Fotos: ASCOM por Júnior Rebouças
A 1ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Icapuí foi realizada na manhã da última quarta-feira (29), no Plenário José Borges de Melo - Câmara Municipal de Vereadores. A ação visa planejar de forma ordenada o crescimento urbano com respeito às questões ambientais.
Na ocasião, a equipe técnica da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentou o esboço técnico e proposta inicial do projeto, com o detalhamento do perímetro urbano, questões jurídicas, ordenamento territorial, meio ambiente, clima, infraestrutura e mobilidade. Em seguida, os cidadãos presentes tiraram dúvidas e fizeram contribuições ao plano.
Participaram, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, a primeira-dama e secretária de Governo, Rhaysa Lacerda, secretários municipais, vereadores, equipe da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Verli, Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação do grupo Aliança, Adilson Nascimento, representante da 2w ecobank, representantes de ONG's e população.
Daniele Monteiro, da comunidade do Gravier, destacou que "a participação das comunidades nesse momento é muito importante para a gente entender o que será feito e como será feito. Além de podermos ajudar na formação desse Plano, principalmente a gente das comunidades de fronteiras, que muitas vezes passamos despercebidas, por isso, precisamos informar sobre as nossas necessidades".
O Plano Diretor Participativo de Icapuí é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com o patrocínio da 2W ecobank.
O PLANO DIRETOR
O Plano Diretor é uma política importante que se tornará Lei e conduzirá o desenvolvimento urbano local, trata de questões como mobilidade, zoneamento, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos.
Lançado em 25 de julho de 2023, o projeto foi construído com a participação das comunidades, que participaram de três assembleias, a primeira em 13 de dezembro de 2023, a segunda em 6 de fevereiro de 2024, e a terceira em 3 de abril de 2024. Agora, o projeto chega à segunda etapa, com três audiências públicas para possibilitar ainda mais a participação dos cidadãos e de diversos setores da sociedade.