Foto: Reprodução / Governo do Estado
O prefeito, Lacerda Filho, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (CAPS Icapuí) e Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati, estiveram na manhã de hoje (4), na Secretaria de Proteção Social do Estado, em Fortaleza, na busca de parcerias e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e no atendimento às crianças com deficiências e TEA do município.
Na ocasião, foi apresentado o interesse do gestor em partir como pioneiro na reformulação dos Núcleos de Estimulação Precoce que estão instalados nas 19 policlínicas regionais, para atendimento às crianças com limitações do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de Down, prematuras, entre outros.
Também foi tratado sobre o processo de implantação do Centro Especializado em Reabilitação tipo III que teve proposta aprovada para criação desse serviço na Policlínica da Microrregião de Aracati, no qual o atendimento será realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e a família. Na estrutura proposta para a região serão contempladas as seguintes modalidades: física, intelectual e visual.
Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, a primeira-dama, Rhaysa Medeiros, a Coordenadora do CAPS/Icapuí, Joice Almeida, a Secretária Executiva do Consórcio CPSMAR, Ana Alice Fernandes, a Diretora Geral da Policlínica (Aracati), Brena Jéssica, o Diretor Geral do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Anderson Zaranza e a Secretária de Proteção Social do Estado, Onélia Leite.
Lacerda Filho abordou que "sabemos que qualquer programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter seu início desde o nascimento até os três anos de idade. Porém, após essa faixa etária, nos deparamos com a necessidade de continuação das terapias para algumas crianças o que tem sido uma dificuldade constante em nossos municípios".
Onélia Leite Santana, Secretária de Proteção Social, abordou da sensibilidade da gestão de Icapuí no projeto de atendimento aos autistas e a importância do cuidado para além das crianças com deficiências, mas também para com seus familiares e apontou da iniciativa do Governo do Estado em disponibilizar qualificação para os profissionais que realizam esses atendimentos no interior do estado.