Foto: ASCOM por Dayana Soares
A prevenção ao suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição dos casos. Nessa perspectiva, a Secretaria de Assistência Social realizou ações de Políticas sobre Drogas, na terça-feira, 6.
A equipe da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (SPS/CE) esteve no município realizando no auditório da Secretaria de Administração e Finanças, a formação com ênfase na prevenção às drogas para os profissionais da rede intersetorial local.
No primeiro momento, pela manhã, foi apresentado o panorama das políticas sobre drogas e ações desenvolvidas pela SPS/CE e os eixos de atuação, na prevenção, atenção, apoio, reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Aconteceu ainda, à tarde, o Fórum Social de Políticas sobre Drogas para construir um diagnóstico e estratégias de melhorias para o atendimento a esse público no município, que contou com a participação de servidores(as), sociedade civil e população interessada na temática.
Concomitantemente aos debates, a unidade móvel da SPS/CE realizou atendimentos e orientação à população usuária de álcool e outras drogas e suas famílias, na praça central Adauto Róseo.
A campanha do setembro amarelo é uma ação intersetorial, organizada pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.