
Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)
Nesta sexta-feira (5) foi realizado o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2025/2028, no auditório da secretaria da educação. O momento reuniu gestores, articuladores, jovens do NUCA, e representantes da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
O momento foi uma importante ação para debater políticas públicas, estratégias e indicadores dos diferentes eixos, como saúde, educação, proteção social e desenvolvimento infantil, com os grupos de trabalhos. Contou, ainda, com a apresentação cultural do grupo de flautas das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vinculado ao CRAS e à secretaria de proteção social.
Participaram, o prefeito Kleiton Pereira, a primeira-dama e secretária de planejamento, administração e finanças, Janice Pereira, o secretário da Educação, Edmilson Fernandes, o secretário de Proteção Social, Gicileudo Costa, a procuradora municipal do Selo Unicef, Aparecida Alcântara, a presidenta do COMDCA, Cláudia Robéria, o mobilizador de adolescentes do Nuca, Carlos Alberto, o jovem representante do Nuca, Antônio Kauan e a criança representando as políticas infantis, Antonio Lucas Lima.
Aparecida Alcântara destacou a importância da intersetorialidade nas ações para alcançar os objetivos e os indicadores do selo. Além das presenças das representações dos diferentes segmentos no evento.
O prefeito Kleiton Pereira abordou que as políticas públicas saem do papel com a participação da sociedade, das pessoas e principalmente dos adolescentes que devem se engajar e acreditar nos seus sonhos, para alcançarem seus objetivos.
O Selo Unicef é uma iniciativa das ONU - Organização das Nações Unidas para incentivar os municípios a avançarem na implementação de políticas públicas no direito das crianças e adolescentes.