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13-NOV-2025

Caravana da Renovação leva serviços da Prefeitura à Praia do Ceará no dia 18 de novembro

Por Assessoria de Comunicação 13/11/2025 #cidadania

Arte: ASCOM (por Clauber Oliveira)

A Prefeitura Municipal de Icapuí inicia a Caravana da Renovação, que leva os serviços públicos para mais perto da população, promovendo cidadania, cuidado e acesso facilitado aos atendimentos municipais.

No dia 18 de novembro, a caravana chega à Praia do Ceará, das 8h às 16h, reunindo equipes das secretarias e autarquias municipais para ofertar atendimentos, cadastros, emissão de documentos, orientações e regularizações em um só espaço. Além de atendimentos básicos de saúde, como testes rápidos e vacinação.

A ação tem como objetivo aproximar o governo municipal da comunidade, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços e informações essenciais, sem precisar se deslocar até o centro do município.

A Caravana da Renovação é um compromisso da Prefeitura em levar cuidado, atenção e oportunidades a todas as localidades, fortalecendo o vínculo entre a gestão pública e a população.

Confira abaixo todos os serviços que serão ofertados.

SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE

Atividades esportivas, lazer e entretenimento para crianças e jovens: jogos de mesa, futebol de trave mirim, recreações esportivas.

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

Cadastramento no Mapa Cultural e construção de portfólio para fazedores de cultura.

Orientações aos prestadores de serviços turísticos - CadasTur.

Apresentação de bandas locais.

Intervenções artísticas de grupos teatrais, palhaçaria, cenopoesia e bonequeiros.

SEDEMA - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

NÚCLEO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA:

- Orientações sobre o processo de titulação via IDACE.

- Informação dobre Regularização Fundiária Urbana - REURB.

UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRO - UMC (informações sobre emissão c/INTERNET)

- Imposto sobre Propriedade Territorial Rural - ITR.

- Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR.

- Cadastro Ambiental Rural - CAR.

ASSITÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

- Orientação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF (emissão c/Internet).

- Divulgação das fontes disponíveis para captação de recursos reembolsáveis via Associação e linhas de crédito pessoa física.

- Divulgação, orientação e distribuição de material informativo para as Associações comunitárias realizarem adequações estatutárias necessárias, em conformidade com o Marco Regulatório (Lei 13.01/2014) e Agenda ESG.

ATENDIMENTO VETERINÁRIO

- Consultas animais domésticos

- Consultas e cirurgias de campo (animais de produção)

- Orientações técnicas sobre manejo sanitário e alimentação.

CASA DO EMPREENDEDOR

- Orientações e abertura do MEI; cadastro de novas empresas, identificação novos empreendedores

- Divulgação de treinamentos e capacitações

- Orientação de elaboração de currículos

- Emissão de boletos DAS

MEIO AMBIENTE:

- Requerimento de anuência COMDEMA.

- Requerimento para autorização em Área de Proteção Ambiental.

- Informações sobre Programas/ Projetos/ Ações de educação ambiental (incêndios, queimadas, resíduos sólidos, outros).

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - SEPLAG

Ouvidoria

Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal

SECRETARIA DE SAÚDE

Aferição de pressão arterial; verificação de glicemia capilar; vacinação.

Orientação nutricional e odontológica.

Práticas integrativas: auriculoterapia, massoterapia, ventosaterapia.

Oferta de testes rápidos.

Orientação sobre arboviroses.

AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Emissão de cartão de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência.

Informações sobre infrações de trânsito.

Consulta e orientação sobre pontos na CNH.

Distribuição de material informativo.

SECRETARIA DE PESCA E AQUICULTURA

Emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF.

Orientação às linhas de crédito com financiamento vinculados ao PRONAF e PRONAMP do Banco do Nordeste do Brasil.

Emissão do Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP.

Elaboração de Memorial Descritivo.

ICAPREV

Liberação de carta margem para empréstimos consignados de aposentados.

Simulação de aposentadoria para servidores efetivos.

Recadastramento de prova de vida para aposentados e pensionistas.

Emissões de contracheques, entre outros.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

Recebimento de demandas de iluminação pública.

Ações de conservação e manutenção de vias públicas.

Ações de limpeza urbana e coleta de resíduos.

Recebimento de reclamações, sugestões e demandas diversas da população, visando o encaminhamento e acompanhamento junto aos órgãos competentes.

Esclarecimentos e orientações sobre documentação necessária à emissão de licenças de competência da Seinfra.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Ação do Busca Ativa: Campanha "Fora da Escola não Pode", com distribuição de folders e conversas informais com a comunidade.

Ação da Educação Inclusiva: entrega de carteirinhas dos autistas à comunidade.

Ação psicológica: distribuição de panfletos, roda de conversa/palestra sobre a importância da família na escola.

PROTEÇÃO SOCIAL

CADASTRO ÚNICO

- Atualização cadastral e orientações sobre programas sociais vinculados ao CadÚnico (Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, entre outros).

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

- Orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada - BPC e Cartão Municipal de Identificação do Cidadão - CMIC.

- Divulgação do Programa Criança Feliz.

- Apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - Dança Kids.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

- Emissão de declaração para 2ª. via de registro de nascimento.

- Emissão da Carteira da Pessoa Idosa.

- Emissão da Carteira ID Jovem.

- Entrega de folders informativos sobre serviços da Assistência Social.

- Atendimento de benefícios eventuais.

CENTRO DE REFERÊNCIA EESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCI SOCIAL -CREAS

- Explicação sobre o papel do CREAS

- Distribuição de material informativo sobre direitos socioassistenciais e situações de violência de direitos.

- Serviços jurídicos gratuitos, com atendimentos e orientações em ações de família, registros covis e outras demandas jurídicas.

CASA DO CIDADÃO

- Atendimento da Defensoria Pública.

- Emissão de Carteira de Identidade.

- PIEL- Emissão e Regularização do Título de Eleitor

CONSELHO TUTELAR

- Esclarecimentos sobre o papel do Conselho Tutelar, na garantia da proteção integral

- Distribuição de Material Informativo sobre os direitos da criança e do adolescente.

SISTEMA MUNICIPAL DE ABATECIMENTO DE ÁGUA - SAAE

Regularização de Débitos

Pedidos de ligações

Informação sobre a Tarifa Social de Água

 

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