
Arte: ASCOM (por Clauber Oliveira)
A Prefeitura Municipal de Icapuí inicia a Caravana da Renovação, que leva os serviços públicos para mais perto da população, promovendo cidadania, cuidado e acesso facilitado aos atendimentos municipais.
No dia 18 de novembro, a caravana chega à Praia do Ceará, das 8h às 16h, reunindo equipes das secretarias e autarquias municipais para ofertar atendimentos, cadastros, emissão de documentos, orientações e regularizações em um só espaço. Além de atendimentos básicos de saúde, como testes rápidos e vacinação.
A ação tem como objetivo aproximar o governo municipal da comunidade, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços e informações essenciais, sem precisar se deslocar até o centro do município.
A Caravana da Renovação é um compromisso da Prefeitura em levar cuidado, atenção e oportunidades a todas as localidades, fortalecendo o vínculo entre a gestão pública e a população.
Confira abaixo todos os serviços que serão ofertados.
SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE
Atividades esportivas, lazer e entretenimento para crianças e jovens: jogos de mesa, futebol de trave mirim, recreações esportivas.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO
|
Cadastramento no Mapa Cultural e construção de portfólio para fazedores de cultura. |
|
Orientações aos prestadores de serviços turísticos - CadasTur. |
|
Apresentação de bandas locais. |
|
Intervenções artísticas de grupos teatrais, palhaçaria, cenopoesia e bonequeiros. |
SEDEMA - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
|
NÚCLEO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: - Orientações sobre o processo de titulação via IDACE. - Informação dobre Regularização Fundiária Urbana - REURB. |
|
UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRO - UMC (informações sobre emissão c/INTERNET)- Imposto sobre Propriedade Territorial Rural - ITR. - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR. - Cadastro Ambiental Rural - CAR. |
|
ASSITÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - Orientação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF (emissão c/Internet). - Divulgação das fontes disponíveis para captação de recursos reembolsáveis via Associação e linhas de crédito pessoa física. - Divulgação, orientação e distribuição de material informativo para as Associações comunitárias realizarem adequações estatutárias necessárias, em conformidade com o Marco Regulatório (Lei 13.01/2014) e Agenda ESG. |
|
ATENDIMENTO VETERINÁRIO - Consultas animais domésticos - Consultas e cirurgias de campo (animais de produção) - Orientações técnicas sobre manejo sanitário e alimentação. |
|
CASA DO EMPREENDEDOR - Orientações e abertura do MEI; cadastro de novas empresas, identificação novos empreendedores - Divulgação de treinamentos e capacitações - Orientação de elaboração de currículos - Emissão de boletos DAS |
|
MEIO AMBIENTE: - Requerimento de anuência COMDEMA. - Requerimento para autorização em Área de Proteção Ambiental. - Informações sobre Programas/ Projetos/ Ações de educação ambiental (incêndios, queimadas, resíduos sólidos, outros). |
|
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - SEPLAG |
|
Ouvidoria |
|
Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal |
|
SECRETARIA DE SAÚDE |
|
Aferição de pressão arterial; verificação de glicemia capilar; vacinação. |
|
Orientação nutricional e odontológica. |
|
Práticas integrativas: auriculoterapia, massoterapia, ventosaterapia. |
|
Oferta de testes rápidos. |
|
Orientação sobre arboviroses. |
|
AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO |
|
Emissão de cartão de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência. |
|
Informações sobre infrações de trânsito. |
|
Consulta e orientação sobre pontos na CNH. |
|
Distribuição de material informativo. |
|
SECRETARIA DE PESCA E AQUICULTURA |
|
Emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF. |
|
Orientação às linhas de crédito com financiamento vinculados ao PRONAF e PRONAMP do Banco do Nordeste do Brasil. |
|
Emissão do Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP. |
|
Elaboração de Memorial Descritivo. |
|
ICAPREV |
|
Liberação de carta margem para empréstimos consignados de aposentados. |
|
Simulação de aposentadoria para servidores efetivos. |
|
Recadastramento de prova de vida para aposentados e pensionistas. |
|
Emissões de contracheques, entre outros. |
|
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA |
|
Recebimento de demandas de iluminação pública. |
|
Ações de conservação e manutenção de vias públicas. |
|
Ações de limpeza urbana e coleta de resíduos. |
|
Recebimento de reclamações, sugestões e demandas diversas da população, visando o encaminhamento e acompanhamento junto aos órgãos competentes. |
|
Esclarecimentos e orientações sobre documentação necessária à emissão de licenças de competência da Seinfra. |
|
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO |
|
Ação do Busca Ativa: Campanha "Fora da Escola não Pode", com distribuição de folders e conversas informais com a comunidade. |
|
Ação da Educação Inclusiva: entrega de carteirinhas dos autistas à comunidade. |
|
Ação psicológica: distribuição de panfletos, roda de conversa/palestra sobre a importância da família na escola. |
|
PROTEÇÃO SOCIAL |
|
CADASTRO ÚNICO - Atualização cadastral e orientações sobre programas sociais vinculados ao CadÚnico (Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, entre outros). |
|
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - Orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada - BPC e Cartão Municipal de Identificação do Cidadão - CMIC. - Divulgação do Programa Criança Feliz. - Apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - Dança Kids. |
|
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - Emissão de declaração para 2ª. via de registro de nascimento. - Emissão da Carteira da Pessoa Idosa. - Emissão da Carteira ID Jovem. - Entrega de folders informativos sobre serviços da Assistência Social. - Atendimento de benefícios eventuais. |
|
CENTRO DE REFERÊNCIA EESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCI SOCIAL -CREAS - Explicação sobre o papel do CREAS - Distribuição de material informativo sobre direitos socioassistenciais e situações de violência de direitos. - Serviços jurídicos gratuitos, com atendimentos e orientações em ações de família, registros covis e outras demandas jurídicas. |
|
CASA DO CIDADÃO - Atendimento da Defensoria Pública. - Emissão de Carteira de Identidade. - PIEL- Emissão e Regularização do Título de Eleitor |
|
CONSELHO TUTELAR - Esclarecimentos sobre o papel do Conselho Tutelar, na garantia da proteção integral - Distribuição de Material Informativo sobre os direitos da criança e do adolescente. |
|
SISTEMA MUNICIPAL DE ABATECIMENTO DE ÁGUA - SAAE Regularização de Débitos Pedidos de ligações Informação sobre a Tarifa Social de Água |