NOTÍCIAS

19-JAN-2021

Icapuí inicia vacinação contra a covid-19

#Coronavírus POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 19 DE JANEIRO DE 2021

Foto: Maiza Barros/ASCOM

As vacinas contra a covid-19 já começaram a chegar ao município. Na manhã desta terça-feira, 19, o secretário de saúde, Reginaldo Alves das Chagas, recebeu das mãos da Gerente da Área Descentralizada em Saúde - ADS, Gláucia Porto, na cidade de Aracati, 129 doses da vacina coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O início da imunização contra a covid-19 no município se deu ainda nesta manhã, em ato simbólico na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi realizada a vacinação da enfermeira de profissão e coordenadora de enfermagem do hospital municipal Maria Idalina, Olga de Oliveira. Estavam presentes o secretário de saúde, Reginaldo Alves, o vice-prefeito, Jobede Cirilo e a coordenadora de imunização, Lourdes Maria Barbosa.

"Tenho certeza que todos os colegas que atuam na linha de frente contra a covid serão vacinados, por isso vou também vou dar meu braço pra vacinar", disse Olga.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, falou da sua felicidade em dar início ao processo de imunização contra a covid-19 no município:

"Esse último ano foi um ano intenso de trabalho no qual a gente se desdobrou em ações mitigadoras dessa pandemia e agora a gente vive um momento de muita esperança, que é a solução definitiva desse problema com a imunização. Quero agradecer ao prefeito Lacerda pela forma de condução das ações, pois em Icapuí não há uma politização desse processo. Trabalhamos com critérios técnicos e com o princípio da ciência, que tem sido muito negligenciado. Então é um orgulho estar secretário e ter a oportunidade de começar a imunização em Icapuí. Nesse primeiro momento serão vacinados 129 servidores da saúde, preferencialmente aqueles em contato direto com os pacientes".

O vice-prefeito, Jobede Cirilo, fez agradecimentos a Deus pelo momento ímpar que o município vivencia com a chegada do imunizante, a todos os profissionais de saúde pelo trabalho na pandemia e ao prefeito Lacerda pelas ações de enfrentamento à covid. Além disso, pediu à população que continue atendendo corretamente as recomendações dos órgãos de saúde quanto às medidas preventivas.

"Esse é um momento histórico para o município. Hoje a vacina chega aqui e começará a ser feita a imunização pelos profissionais de saúde, até chegar a toda população. Se Deus quiser vamos ficar livres dessa pandemia, e voltaremos a se abraçar e confraternizar", disse Jobede.

Os imunizantes recebidos pelo município contemplarão, nesta primeira etapa, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente na pandemia, tendo a seguinte ordem de prioridade: os servidores do hospital municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, das unidades de Saúde e do Centro de Covid. As doses já recebidas são suficientes para cobrir apenas 34% da meta de vacinação dos trabalhadores da saúde, e outros lotes devem chegar paulatinamente ao município para agilizar o processo.

O Secretário Reginaldo Alves esclareceu também que a secretaria de saúde seguirá criteriosamente toda a orientação do Ministério da Saúde quanto à ordem prioritária de cada público-alvo e que, a cada etapa da vacinação, a população será informada pelos canais oficiais da gestão municipal:

"Não há necessidade da população procurar pela vacina nesse primeiro momento. A cada etapa da campanha, articularemos os demais públicos, mediante busca ativa nas unidades de saúde, pra que a vacinação não seja um ato de risco, uma vez que só estaremos imunizados a partir da segunda dose, num intervalo de 21 dias depois da primeira. Só a primeira dose da vacina ainda não garante a imunização", frisou.

Recentemente, através de uma parceria com a secretaria de saúde do Estado, o município foi contemplado com mais uma câmara fria e já tem todo o serviço de armazenamento garantido para a estocagem das vacinas.

por Saulo Rebouças - Secretaria de Saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Empreendedorismo Há 4 dia(s)

Icapuí recebe FNE itinerante do Banco do Nordeste para fomento ao empreendedorismo local

O fomento ao empreendedorismo para o desenvolvimento local é uma bandeira da gestão muni [...]

#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

Secretários e técnicos municipais participam de seminário ‘Ceará pelo Clima'

Secretários municipais e equipe técnica da Prefeitura de Icapuí participaram do seminári [...]

#Gestão Há 5 dia(s)

Icapuí marca presença no XII Seminário de Gestores Públicos e Prefeitos do Ceará

Servidores e gestores da Prefeitura Municipal de Icapuí participaram da XII edição do Se [...]

#ARTICULAÇÃO Há 5 dia(s)

Prefeito Lacerda Filho participa de reunião sobre a retomada de obras no município

O prefeito Raimundo Lacerda Filho e a primeira-dama e secretária de Governo, Rhaysa Lace [...]

#Educação Há 5 dia(s)

Novo colegiado do Conselho Municipal de Educação toma posse para o biênio 2024-2026

O novo colegiado do Conselho Municipal de Educação (CME) tomou posse hoje, 19, no auditó [...]

#Empreendedorismo Há 5 dia(s)

Inscrições abertas para o II Seminário Itinerante do Varejo do Litoral Leste

Se você trabalha no ramo do varejo de bens e serviços em geral, essa oportunidade de apr [...]

#ConselhoTutelar Há 6 dia(s)

Eleição Suplementar do Conselho Tutelar acontece nesse domingo (23); Saiba mais

Neste domingo, 23 de junho, das 8h às 17h, acontecerá a Eleição Suplementar para membros [...]

#PlanoDiretor Há 7 dia(s)

Plano Diretor Participativo: 3ª Audiência Pública acontecerá na quarta-feira (26) no Ginásio Municipal

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus familiares e para as futuras gerações? P [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5