Desinfeccção de equipamento turísticos - Foto: Acervo da Secretaria de Saúde
Cientes dos protocolos e medidas de segurança a serem adotados para evitar a propagação do coronavírus, restaurantes, barracas de praia, pousadas e templos religiosos se preparam para o retorno parcial das atividades.
A partir desta sexta-feira, 17 de julho, pousadas, barracas de praia e restaurantes poderão funcionar com horário reduzido, de 9h às 16h, mantendo distância mínima de dois metros entre as mesas, dispondo de álcool gel e adotando o uso obrigatório de máscara, dentre outras medidas. Áreas de lazer, de acesso coletivo, devem permanecer fechadas.
Já na segunda-feira, 20 de julho, igrejas e templos religiosos voltam a funcionar com 20% da capacidade, sendo obrigatório o uso de máscara e o distanciamento entre os fiéis.
Os estabelecimentos já estão sendo desinfectados com solução de cloro pela equipe de combate às endemias, da Secretaria de Saúde.
Para a coordenadora de vigilância em saúde do município, Ana Carla de Freitas, a medida contribui para um maior conforto aos clientes e colaboradores, nesse momento de pandemia.
"A desinfecção é uma medida sanitária utilizada para diminuição da carga dos agentes patógenos no ambiente, que, aliada ao cumprimento de outras orientações e normas sanitárias, como o uso obrigatório da máscara e a adoção de outras medidas de higiene, possibilita uma retomada mais segura dos estabelecimentos", ressaltou.
O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, falou da importância do seguimento aos protocolos de saúde, na prevenção à COVID-19:
"A adesão por parte dos comerciantes e da população aos protocolos sanitários e medidas de contenção à transmissão do vírus são fundamentais para uma retomada segura das atividades econômicas no município. Essa é uma responsabilidade de todos".
O retorno gradual das atividades econômicas deve estar em consonância com o guia de retomada segura, que contém as regras e orientações sanitárias aos estabelecimentos, e está disponível no site da Prefeitura de Icapuí.
Por Saulo Rebouças
Secretaria de Saúde