Obra de contenção sendo executada na Praia de Redonda - Foto: Maíza Barros - ASCOM
O município de Icapuí há anos vem sofrendo com a problemática da erosão costeira. Tal situação vem ao longo de mais de uma década destruindo equipamentos sociais, modificando de forma severa as características de várias praias, fato que acarreta problemas para turismo, bem como o bem-estar das comunidades atingidas.
Nessa perspectiva, as obras de contenção à erosão têm como objetivos básicos a recuperação e o equilíbrio sedimentar da praia e a estabilização da linha de costa, compensando o desequilíbrio dos processos erosivos, provocados tanto pela ação natural quanto pelas ações antrópicas.
Em Redonda, assim como em outras praias, o projeto de contenção da erosão costeira se trata da implantação de estruturas de enrocamento aderentes à linha de costa, sendo estruturas de extensão posicionadas em trechos das praias.
Obras de defesa e de estabilização costeiras são usadas para manter ou reconstruir praias, ou para proteger edificações e a infraestrutura existente na linha de costa. Os principais interesses para proteção do litoral são a redução de danos de tempestade por inundações costeiras, danos produzidos diretamente pelas ondas e mitigação da erosão costeira, fato presente na comunidade que foi contemplada pela estrutura.