Campanha de coleta de resíduos perfurocortantes - ASCOM
Durante o período da pandemia, o qual estamos vivenciando, muitos são os procedimentos hospitalares que estão sendo realizados nos próprios domicílios, por profissionais autorizados ou pelas próprias pessoas, como forma de evitar que pacientes do grupo de risco se exponham ao comparecer em Unidades de Saúde e Hospitais.
Tais procedimentos estão contribuindo para o descarte incorreto de materiais perfurocortantes, que são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros.
Dependendo do procedimento realizado, estes podem acontecer diariamente, e são extremamente necessários. No entanto, é preciso usá-los com atenção. Isso porque se alguém se perfurar ou se cortar com eles pode se contaminar com doenças.
É o que vem acontecendo com os catadores e coletores profissionais de lixo do município, pois estes estão encontrando como frequência este tipo de material presente no lixo domiciliar e que podem causar graves lesões. Se porventura o acidente acontecer os profissionais podem ficar até dez dias afastados do trabalho e a situação pode ser ainda pior: o coletor que venha a ter a mão perfurada por uma agulha precisa fazer até 12 exames para detectar alguma contaminação.
Por isso, descartá-los e manipulá-los da forma correta é imprescindível, e nesse sentido, a Prefeitura de Icapuí está recebendo o material que foi utilizado em sua residência para que possa ser encaminhado ao seu destino final que é a incineração e assim contribuir para a não ocorrência de acidentes entre os catadores e coletores de lixo.
Para o descarte será necessário levar o material em recipiente adequado, sendo uma caixa de papelão lacrada contendo o material utilizado, e encaminhá-lo a uma Unidade de Atenção Primária à Saúde - UAPS de sua região, bem como também poderá ser recebida no Hospital Municipal Maria Idalina Medeiros.