Foto extraída da internet - autor desconhecido
A Prefeitura Municipal de Icapuí por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, torna público o Relatório Técnico da referente ao levantamento dos números da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura no município de Icapuí.
Com seus 64 quilômetros de orla que se estende da comunidade do Retiro Grande a oeste, e até a Praia de Manibú ao leste, na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, sempre teve posição de destaque no âmbito da pesca marítima do Ceará, sendo por muitos anos um dos maiores produtores de lagosta do Brasil. Além desse recurso voltado prioritariamente para a exportação destacam-se também na produção pesqueira marítima a captura de diversas espécies de peixes que é sustentada por uma frota de embarcações, em suas maiorias artesanais, composta por lanchas, botes, jangadas e paquetes a motor ou a vela.
A insuficiência de dados relacionados ao setor pesqueiro fez com que recentemente a SEDEMA desse início a um Cadastro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura em Icapuí, que tem dentre seus objetivos coletar e sistematizar informações sobre todo o setor produtivo e seus atores como forma de subsidiar futuras políticas públicas para o setor.
E como produto desse trabalho, se disponibiliza a população nesse momento este relatório sistematizando os números de 2019 com o objetivo de informar a população o papel de destaque que esta atividade tem na economia local.
Abaixo o link para consultarem o Relatório na íntegra.