Imagem ilustrativa - ASCOM
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Supervisão de Imunização, comunica que todas as vacinas disponibilizadas pelo município são adquiridas e fornecidas EXCLUSIVAMENTE pelo Ministério da Saúde.
Ainda no ano passado, através da nota informativa N°190/2019, fomos informados sobre a ausência da vacina Pentavalente nos meses de agosto e setembro, o que o Ministério da Saúde tratou como um fato excepcional devido aos trâmites legais para a distribuição da vacina a todos os Estados do País. A previsão para normalizar a distribuição da vacina seria no mês de outubro, porém, através do Ofício Circular Nº 105/2019, fomos novamente informados que a vacina Pentavalente permaneceu com indisponibilidade de estoque, não sendo possível o envio aos Estados nos meses seguintes, o que acarretou no atraso do esquema vacinal das crianças no nosso Município.
Informamos que desde o início do presente ano foi reestabelecida a distribuição da vacina Pentavalente ao município e que as doses da vacina estão sendo encaminhadas para as 8 Unidades Básicas de Saúde. Porém, o quantitativo que vem sendo disponibilizado pelo Estado não é suficiente para imunizar todas as crianças que estão com a vacina em atraso, decorrente do grande período em que a vacina esteve com a distribuição indisponível.
O Ministério da Saúde reitera que não há dados que ensejem emergência epidemiológica no Brasil das doenças cobertas pela vacina Pentavalente.
Reiteramos nosso compromisso junto à população, onde protocolamos ofícios aos órgãos competentes, solicitando maior quantitativo de doses da vacina para nosso município. Essa problemática na distribuição da vacina Pentavalente ocorreu em todo o país, não sendo um caso isolado do município de Icapuí.
Esperamos que muito em breve seja restabelecida a entrega do nosso quantitativo total da vacina e que todas as crianças icapuienses completem seus esquemas vacinais, garantindo uma maior cobertura para o município.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos na Secretaria de Saúde do Munícipio, no setor de Vigilância em Saúde, de Segunda a Sexta-feira, das 7:30 as 13:30.