Recepeção dos residentes da Escola de Saúde Pública. (Foto: André Luiz - ASCOM)
A Prefeitura de Icapuí realizou na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal, a abertura da I Semana de imersão e recepção da Residência Integrada em Saúde.
Cerca de 10 profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem foram recebidos pelo Prefeito Lacerda Filho e pelo Secretário de Saúde Reginaldo Alves.
O Prefeito Lacerda Filho desejou boas-vindas aos profissionais residentes e ressaltou os avanços do município na área da saúde:
"Quero dizer da satisfação que tenho em recebê-los para que a gente possa desenvolver um trabalho de harmonia, colocando à disposição da população um serviço à altura de uma necessidade tão importante que é a saúde. Icapuí desponta dentro do Estado do Ceará como uma cidade de investimento na área. Das 8 unidades básicas, 7 foram premiadas com o selo bronze. Tivemos a duplicação do PSF de Redonda, totalizando agora 9 equipes de saúde da família, e alocamos quase 30% do nosso orçamento municipal na saúde, duplicando o teto constitucional de 15%. E quem ganha com isso é a nossa população".
O evento, que se estenderá até a próxima quinta-feira, tem o objetivo de promover uma série de ações que visam o fortalecimento dos vínculos entre a gestão municipal e os profissionais residentes, que atuarão no município no próximo biênio, nas áreas da Saúde da Família e Saúde Mental Coletiva, nas Unidades de Atenção Primária à Saúde: Monsenhor Diomedes (Morro Pintado), Maria Antonieta (Peixe Gordo) e Pedro Rebouças (Salgadinho), além do Centro de Atenção Psicossocial Pergentino Rebouças Maia - CAPS.
O Secretário Municipal de Saúde, Reginaldo Alves, destacou os benefícios da residência multiprofissional para o município:
"A residência tem se tornado uma potência para o sistema municipal de saúde, transformando o território e os serviços. Em Icapuí, temos esse ano a honra de, com muita ousadia, promover a I semana de imersão e acolhida desta nova turma, reforçando o nosso compromisso com a residência multiprofissional e com os princípios do SUS. São pessoas novas que chegam com toda uma bagagem e se integram aos profissionais locais. Essa possibilidade de troca de experiências fortalece, aprimora e amplia serviços à população", disse.
A Supervisora da residência e Coordenadora da Atenção Básica do Município, Brena Jéssica, fez um breve histórico das potencialidades locais que os residentes irão vivenciar:
"Icapuí tem muito a repassar em termos de conhecimento: um histórico de avanços dentro da atenção primária, pois foi uma das primeiras cidades a implantar o Programa Saúde da Família e tem um cenário de prática cultural muito grandioso pra oferecer, tanto que Icapuí é hoje uma das cidades mais concorridas pela residência. Obrigado pela escolha de vocês por Icapuí".
A programação contempla ainda apresentações das políticas de Atenção Primária à Saúde e de Saúde Mental de Icapuí, um tour pelo sistema municipal de saúde, debate sobre a saúde da população negra, atividades de cenopoesia, integração entre as turmas de residência, e o lançamento da Campanha "Ceará sem Racismo - Respeite minha História, Respeite minha Diversidade", que contará com a presença da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas pela Igualdade Racial do Estado do Ceará, a Prof.ª Dra. Zelma Madeira.
O PROGRAMA:
A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará se constitui de ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado aos profissionais da saúde.
Ela se caracteriza por um processo de ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, com o acompanhamento de docentes/preceptores.