Currais de pesca na Praia de Requenguela (Foto: Maíza Barros)
A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, começou a desenvolver um trabalho junto aos pescadores curraleiros de Icapuí desde 2017.
O objetivo da ação foi o georreferenciamento, sinalização solar e regulamentação dos currais, para que dessa forma se possa aumentar a segurança náutica das embarcações que navegam nessas áreas e evitar sinistros.
Para tanto foi realizado o mapeamento de todos os currais existentes no município, bem como a organização dos curraleiros e a criação em 2019 da Associação dos Curraleiros de Icapuí - APECI, que se encontra hoje totalmente regularizada com CNPJ.
Hoje, quatro currais já se encontram com sinalização solar que fora implantada para a execução da fase de testes e que foi avaliado como satisfatório pelos técnicos do Departamento de Pesca.
Para a segunda fase de execução do Projeto se espera que o restante dos currais sejam sinalizados, garantindo assim que todos estejam incluídos dentro da proposta. A compra da sinalização já está em fase de licitação.
Após conclusão da instalação dos piscas solares e da iluminação noturna, vem a fase de implantação da iluminação diurna, onde serão instaladas bandeiras com madeira e fitas refletivas e por último a regularização junto à Marinha, onde vai será emitido um registro dos currais.
Este documento assegurará aos curraleiros estarem amparados quando da ocorrência de possíveis eventualidades ou acidentes que possam acontecer.
Para Alex Marques, técnico do Departamento de Pesca, é uma grande satisfação poder estar desenvolvendo este trabalho pioneiro junto à equipe do Departamento pela importância e reconhecimento da atividade pesqueira no município, bem como a segurança que será proporcionada aos demais pescadores, sem contar que a experiência poderá ser replicada para outros municípios fazendo Icapuí um exemplo na organização social e apoio aos pescadores.