NOTÍCIAS

01-AGO-2019

Usuários e profissionais participam do terceiro Fórum Municipal de Saúde Mental de Icapuí

#Saúde POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 01 DE AGOSTO DE 2019

Fóruns comunitários de saúde mental foram realizados em cada território. (Foto: Talyze Rebouças/ASCOM)

O cuidado em saúde mental é dever de todos. Usuários do sistema de saúde, profissionais e autoridades participam hoje, 1º de agosto, na quadra de esportes da Escola Professora Mizinha, do III Fórum Municipal de Saúde Mental de Icapuí, com o tema 'Diálogos e possibilidades para o fortalecimento do cuidado em rede'. Com objetivo de discutir propostas para melhoria do cuidado em saúde mental no município de Icapuí.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Joice Almeida, falou da importância da participação dos usuários no processo de política municipal de saúde mental.

"Tivemos os fóruns comunitários de saúde mental em cada território, com as equipes e usuários. Um processo participativo. Queríamos saber o que eles entendem por saúde mental, como chegar ao atendimento, propostas para melhoria do processo de cuidado, atendimento", explicou.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho parabenizou e agradeceu os profissionais pelas recentes conquistas e prêmios e falou sobre os investimentos na saúde.

"Me preocupo em priorizar algumas coisas, principalmente a área da saúde. Chegamos ao patamar de 33% da receita investidos na saúde. A porcentagem obrigatória é de 15%, nós estamos ultrapassando esse valor, com responsabilidade. Agradeço e parabenizo toda a equipe pelas conquistas", agradeceu.

A doutora em saúde coletiva e coordenadora do Instituto Teias de Políticas Públicas (ITEPP), Rane Félix, palestrou sobre a rede de atenção psicossocial e controle social. O secretário do município, Reginaldo Alves, ficou responsável pela segunda palestra da manhã, sobre o fluxo da rede de saúde mental.

"Esse é o momento em que estamos culminando os oito fóruns locais que realizamos. Tivemos a oportunidade de conversar com os usuários e profissionais para discutir melhorias, e hoje, estamos aqui. Nosso objetivo é identificar o nossos problemas e como melhorar", disse Reginaldo Alves.

A programação segue no período da tarde com uma mesa redonda e as palestras: Rede e Território e Comunidade: práticas de sociabilidade e o cuidado de si, com o professor Dr. Breno Fontes; e A organização da rede de atenção psicossocial Caruaru, Agrestina e Icapuí e o Papel da APS na saúde mental, pelo palestrante Paulo Henrique de Oliveira, graduando em medicina pela UFPE.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5