Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)
Desde março de 2025, a Prefeitura de Icapuí promove a regularização da pesca legal da lagosta no município, por meio das licenças de pesca. Na tarde desta quinta-feira (9), foram entregues mais 60 licenças aos pescadores locais, em cerimônia realizada no auditório da secretaria da educação.
A licença tem validade de dez anos, é emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, é um documento essencial que autoriza as embarcações a realizarem a pesca legal de crustáceos, como a lagosta. A iniciativa garante que a atividade pesqueira aconteça conforme as normas estabelecidas, além de promover a sustentabilidade dos recursos marinhos e fortalecer o desenvolvimento econômico local.
Participaram do evento, o prefeito Kleiton Pereira, a primeira-dama e secretária de panejamento, administração e finanças, Janice Pereira, o vice-prefeito Bruno Oliveira, o Deputado Federal Luiz Gastão, a Deputada Estadual Keivia Dias, a Superintendente Federal da Pesca no Ceará, Keitilanny Dias, a secretária municipal de pesca, Rivânia Borges, vereadores e pescadores beneficiados.
Keitilanny Dias destacou "hoje estamos entregando 60 licenças, já foi entregue aqui em Icapuí 180 licenças ao total para fortalecer a pesca no município".
Luiz Gastão defendeu a importância da ação, como um instrumento "para que a pesca seja exportada, para que o município tenha fábricas e locais de beneficiamento do pescado, além de fortalecer a criação de mais emprego e renda fazendo da pesca uma atividade legal".
Uma ação realizada pela Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura e Secretaria de Governo.
Confira alguns registros abaixo.