Foto: ASCOM (por Thiago Tavares)
Cada vez mais, as escolas estão reconhecendo a importância de estimular o protagonismo estudantil, uma abordagem que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem e os encorajam a ser agentes ativos de transformação no espaço em que vivem. Sendo assim, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria da Educação, promoveu o 3º Encontro da Juventude Estudantil nesta segunda-feira (31), no auditório da secretaria.
O momento reuniu lideranças da rede municipal e estadual de ensino em torno do tema "a atuação do líder estudantil na escola", com o objetivo de discutir sobre projetos para o protagonismo juvenil, promover o intercâmbio entre as lideranças e estimular ações protagonizadas pelos grêmios.
Participaram do momento, o prefeito Kleiton Pereira, a primeira-dama e secretária de Planejamento, Administração e Finanças, Janice Pereira, o secretário da Educação, Edmilson Fernandes, servidoras e representantes do CRAS, servidores da pasta da Juventude da SEJUV, a Dra. Juliana representando a Câmara Municipal e o PROCON de Icapuí, a equipe da secretaria da educação e gremistas.
O prefeito Kleiton conversou com os jovens e abordou um pouco sobre a sua trajetória nos movimentos estudantis "há uns 20 anos, eu passei pelos movimentos estudantis na minha jornada, em Barreiras. Amanhã, são vocês jovens que serão os profissionais, empresários, os políticos, secretários que estarão tomando as decisões. Essa formação de base é fundamental para vocês entenderem que a política é servir ao coletivo", afirmou.
Silvio Albuquerque, do movimento estudantil da Escola Profissional Jaime da Cunha, propôs a participação dos membros locais e a realização de um debate dos gremistas a nível nacional e estadual, para entenderem o que é o movimento estudantil e as políticas públicas da educação".
Janice Pereira destacou a participação feminina nos grêmios e nas lideranças das escolas.