Foto: ASCOM (por Thiago Tavares)
Icapuí é conhecido por ser um importante polo pesqueiro na região nordeste e no país. A pesca é para a economia local a principal fonte de emprego e renda. Para regulamentar a atividade no município, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo e Secretaria de Pesca e Aquicultura, promoveu a entrega das primeiras cem licenças de embarcações locais, nesta sexta-feira (28), na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças.
A licença tem validade de dez anos, é emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, é um documento essencial que autoriza as embarcações a realizarem a pesca legal de crustáceos, como a lagosta. A iniciativa garante que a atividade pesqueira aconteça conforme as normas estabelecidas, além de promover a sustentabilidade dos recursos marinhos e fortalecer o desenvolvimento econômico local.
O evento contou com a participação de pescadores, proprietários de embarcações, autoridades locais, o prefeito Kleiton Pereira, o vice-prefeito Bruno Oliveira, a primeira-dama e secretária de planejamento, administração e finanças, Janice Pereira, a secretária de pesca e aquicultura, Rivania Borges, o secretário de governo, Jardel Oliveira, o chefe de gabinete, Eduardo Bayma, o presidente da colônia de pescadores de Icapuí, Adailton José, o presidente da Fetape/CE - federação dos trabalhadores da pesca e aquicultura, Raimundo Félix, os vereadores Romário, Erika e Socorro e a Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Ceará, Keivia Dias.
Keivia Dias destacou o pioneirismo da gestão e do prefeito Kleiton Pereira "dos 184 municípios cearenses, Kleiton foi o único prefeito do estado, que teve a sensibilidade de reconhecer que os pescadores merecem ter um secretário para ouvir as suas demandas".
Adailton José, um dos beneficiados pela licença, comemorou a conquista "estamos todos muito felizes, pois a gente sonha com essa permissão há muito tempo, são anos de espera, é fruto de todo um trabalho, onde corremos atrás, e hoje estamos aqui para receber. Esse documento vai ajudar muitos pescadores, não só a mim, mas todos que terão um suporte melhor nos seus direitos, que dão entrada no seguro-defeso" afirmou.
A Secretaria de Pesca e Aquicultura de Icapuí foi criada pela Lei Complementar nº 147/2025, representa um avanço para o fortalecimento das atividades pesqueiras e aquícolas da região.
Confira as fotos abaixo.