Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)
Promover a cidadania entre os estudantes durante o embarque e trajeto no transporte escolar é o objetivo da campanha de educação no trânsito que foi lançada nesta segunda-feira (17), à tarde, na Escola de Ensino Fundamental Raimunda Lacerda. O projeto nomeado "Embarque da Paz" é realizado pela Secretaria da Educação e Autarquia Municipal de Trânsito (ATMI).
A ação é uma experiência piloto que vai atender indicadores de vulnerabilidades para a redução de práticas como o bullying, racismo, lgbtfobia, violência de gênero, depredação do patrimônio público, entre outras.
Cerca de 180 estudantes dos anos finais participaram do lançamento, para que sejam multiplicadores da cultura de paz e da comunicação não-violência, além da promoção ao protagonismo infantojuvenil e da comunidade escolar.
O projeto vai funcionar da seguinte maneira, os agentes de trânsito e os membros da coordenação de protagonismo vão embarcar em rotas indicadas pela gestão da escola, como observadores a disposição dos estudantes durante o percurso.
Edna de Fátima, diretora da escola, explanou "o projeto visa responder às problemáticas enfrentadas pelos estudantes, motoristas, e comunidade no transporte escolar durante o percurso de casa para a escola e da escola para casa. Com a iniciativa, pretendemos promover a cidadania dos estudantes que utilizam o transporte escolar" afirmou.
Cláudia Robéria, da coordenação da célula de apoio aos estudantes da Secretaria da Educação, frisou "é importante destacar que o projeto se destina às rotas de transporte prioritárias. Nesta primeira fase, para responder às problemáticas que chegam para a escola, família e conselho tutelar".
Entre os parceiros da iniciativa estão o CRAS, a Orquestra de Sopros, o NAPI e o Conselho Tutelar Municipal. O primeiro embarque com a equipe está previsto para a próxima sexta-feira (21).