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09-ABR-2018

Icapuí recebe primeira visita do Instituto Chico Mendes

09/04/2018 #meioambiente

SISPEA foi apresentado à gestão municipal. (Foto: Bruno Soares / ASCOM)

Representantes do Instituto Chico Mendes fizeram uma primeira visita a Icapuí depois de o município ter conquistado o Selo Verde da entidade nacional, na categoria Gestão Socioambiental Responsável. A superintendência apresentou na última sexta-feira, 6, a tecnologia social que será usada na implementação da educação ambiental de maneira formal nas escolas e comunidades icapuienses.

"Nós temos um sistema que trabalha exatamente a escola como uma ferramenta de capilaridade para as ações de implementação de educação ambiental nas comunidades. Viemos apresentar o projeto e conhecer todas as potencialidades, o que já vem sendo feito no município. A cidade tem todo um DNA, várias ações e projetos ligados a área ambiental e agora vamos unir esforços, o município de Icapuí e o Instituto Chico Mendes, pra que essas tecnologias sejam implementadas na prática, com mais facilidade, com mais participação das comunidades", explicou Andrea Monteiro, superintendente Norte Nordeste do Instituto Chico Mendes.

TECNOLOGIA

O Sistema de Sensibilização e Práticas Em Educação Ambiental (SISPEA) possui metodologia teórica e prática e aplicação da educação socioambiental em conformidade com Lei 9.795/99, seguindo a aplicação da Agenda XXI e os parâmetros curriculares nacionais (PCNs).

O Programa promove a sensibilização e desenvolve práticas de responsabilidade socioambiental nas escolas e suas comunidades, utilizando recursos e metodologias que observam as características e costumes de cada região. É composto de capacitação de multiplicadores, material didático para alunos e professores, acompanhamento pedagógico, avaliação e emissão de relatórios.

Em sua metodologia, aplica a educação socioambiental na transversalidade sendo desenvolvida em forma de sistema onde o primeiro ano é aplicado educação ambiental nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia com desenvolvimento de interpretação de textos, atividades laboratoriais e dinâmicas interativas.

No segundo ano são desenvolvidos projetos de educação ambiental com aplicação de práticas na escola envolvendo vários segmentos que compõem a sociedade, estimulando as políticas públicas.

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