Foto - Reprodução: Escola Carlota
A Educação de Icapuí continua em destaque. Dessa vez, tivemos um estudante medalhista e seis reconhecidos com menção honrosa na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2023 (OBMEP). Victor Emanoel de Souza Caetano, 15 anos, aluno da Escola Carlota Tavares de Holanda, em Ibicuitaba, conquistou medalha de bronze na categoria nacional e prata na categoria regional.
A avaliação externa foi realizada no ano passado dividida em duas fases, a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões.
Victor Emanoel, orientado pelo professor de matemática da turma, Sérgio Carlos Rebouças, também conquistou medalha de bronze a nível nacional em 2022, desde então é bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIC). Ele contou sobre sua preparação e perspectivas para o futuro.
"No 7° ano consegui a medalha bronze em nível nacional e no ano passado quando estava no 8° ano, me dediquei ainda mais e consegui novamente uma medalha de bronze nacional e uma prata a nível regional. Como primeiro plano, quero ser médico e como alternativa, professor de matemática. A escola e os professores me ajudaram e me incentivaram. Eu também desenvolvi um método de resolver parte das atividades utilizando a lógica, isso é muito válido para a OBMEP", disse.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 7 de dezembro, no Centro de Ciências da UFC, em Fortaleza.
MENÇÃO HONROSA
Nível 1:
Ezequiel Martins da Silva Braga - Escola Joana Marques Bezerra
Julia Aguiar Lima - Escola Professora Mizinha
Ricardo da Costa Oliveira - Escola Raimunda Lacerda
Nível 2:
João Gabriel Alexandre Rebouças - Escola Carlota Tavares de Holanda
Pedro Romulo Ferreira da Costa - Escola Professora Mizinha
Nível 3 :
Caio Rebouças da Costa - EEEP Jaime Cunha Rebouças
João Lucas de Alencar Liberato - EEEP Jaime Cunha Rebouças
SOBRE A OLIMPÍADA
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
Os alunos com melhor desempenho na competição são premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa.