Foto: Sec. Assistência Social
Pensar, promover e assegurar políticas públicas voltadas para o bem-estar e desenvolvimento das crianças e adolescentes é um dever de todos. O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) é uma forma de engajar os jovens em todo o processo, ouvindo suas opiniões e reivindicações. Foi através do desenvolvimento do trabalho pelo do NUCA que Icapuí recebeu ontem, 24, um certificado por ter alcançado as metas do Selo UNICEF relacionados aos temas mudanças climáticas e primeira infância antirracista.
O reconhecimento se deu no Festival dos Nucas, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Fortaleza, que abordou o tema "Com meu NUCA, eu faço a diferença", para o compartilhamento de boas práticas de participação social da juventude em diferentes temas, como mudanças climáticas, enfrentamento ao racismo, empoderamento feminino, igualdade de gênero e outros.
Representando a comissão do Nuca, Antônio Kawan da Silva Braga e Maria Vitória Lima da Cruz, ambos de 16 anos, receberam o certificado das mãos do Gestor de Programas do UNICEF do Ceará, Rui Aguiar. Os jovens também participaram de formações, oficinas e uma ação prática no Parque Adahil Barreto, onde socializam suas ideias e projetos com os jovens dos 44 municípios envolvidos no programa.
A secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, está orgulhosa com os resultados.
"Tivemos esse reconhecimento através das ações planejadas pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de Icapuí. É um orgulho para toda equipe de Icapuí, nossos adolescentes, os representantes das secretarias e sociedade civil que contribuíram para a elaboração desse plano e na garantia das ações em todas as áreas que tem o compromisso de resguardar nossas crianças e adolescentes", disse.
Através das certificações, Icapuí soma pontos às etapas do Selo Unicef 2021-2024. O resultado oficial dos municípios reconhecidos pelo Selo deve sair em novembro.
Selo UNICEF
- O Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.