Foto: Saulo Rebouças
"Icapuí, onde o sol nasce primeiro" foi a principal referência que deu vida à coleção Primeiro Sol, fruto do encontro de um grupo de artesãs icapuienses com o designer associado à Central de Artesanato do Ceará (CEART), Sérgio Melo, em setembro de 2023.
A nova coleção foi pensada e criada após o estudo e diagnóstico do artesanato local por Sérgio Melo e executada por Laurice Ferreira da Costa, mestra artesã icapuiense, que promovem de 17 a 23 de outubro, o curso de aperfeiçoamento para as artesãs locais com o objetivo possibilitar o desenvolvimento de peças mais contemporâneas do labirinto.
O CURSO PARA CONFECÇÃO DA NOVA COLEÇÃO
Vinte artesãs de Icapuí participam do curso de capacitação para confecção da coleção Primeiro Sol, ministrado por Sérgio Melo (CeArt) e pela mestra artesã icapuiense, Laurice Ferreira da Costa, que auxiliou no processo de confecção dos protótipos, as primeiras peças da coleção.
O objetivo é que as artesãs aprendam e confeccionem peças que possam ser fornecidas para a comercialização na Central de Artesanato do Ceará, garantir renda a essas mulheres e a expansão do artesanato e identidade local. O curso acontece dos dias 17 a 23 de outubro, com aulas teóricas e práticas, na Casa de Cultura Cores da Vida (Centro/Icapuí).
Dos dias 24 a 26 de outubro, acontece a capacitação para gestão e gerenciamento de negócios (formação de preços, plano de negócios, marketing e outros).
Uma realização da Ceart, por meio da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí.
COLEÇÃO PRIMEIRO SOL: A RENDA DE LABIRINTO DE ICAPUÍ
Icapuí é conhecida pelas belas praias e paisagens, mas pouca gente sabe, que também é o lugar onde o sol nasce primeiro no Ceará e ilumina o mar encrespado com o movimento dos ventos e ondas.
A Coleção Primeiro Sol mantém os arabescos característicos do labirinto cearense, com suas influências europeias, ao mesmo tempo que propõe um olhar mais decolonizado a partir da paisagem local. É um design ancestral com referências locais, o sol, o vento, o mar.
São peças de almofadas, peseiras, quadros, painéis e luminárias que ganharam destaque no estande da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (FENACCE), que aconteceu entre 20 e 29 de setembro no Centro de Eventos do Ceará.
Fotos: Saulo Rebouças e Sérgio Melo