Representantes das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde apresentaram atividades realizadas durante os últimos três anos e meio de vigência dessa edição, 2021 - 2024.
Foto: Ascom
Articuladores e mobilizadores municipais do Selo Unicef se reuniram na sexta-feira (21), no Auditório da Escola Profissionalizante Jaime Cunha Rebouças, para o II Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2021 - 2024. Foram apresentadas as ações e resultados das atividades e agendas de políticas públicas voltadas à infância e adolescência desenvolvidas pelo município, de forma intersetorial, propostas pelo Selo.
"Várias ações de políticas públicas (pela infância e adolescência) vêm acontecendo em Icapuí tanto nas áreas da saúde, educação, assistência social, quanto em todas as áreas do governo. Somos referência Estadual, Nacional nos dados do Selo Unicef", enfatizou Aparecida Alcântara, secretária de Assistência Social e articuladora nacional do Selo Unicef.
A Presidente do COMDCA, Gerciana Ferreira, ressaltou a importância de todos no processo de assegurar e proteger os direitos de crianças e adolescentes.
"Os direitos são estabelecidos pela constituição federal e nós estamos fazendo valer esses direitos de forma correta e estabelecendo critérios e ações para que nossas crianças tenham um futuro brilhante. Depende de nós que todas nossas crianças e adolescentes se tornem adultos com todos os direitos resguardados" acrescentou.
O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Comissão do Selo Unicef de Icapuí.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.