Foto: Reprodução
A artesã icapuiense, Maria de Lourdes Rebouças da Silva, foi homenageada como a labirinteira mais antiga de Icapuí, sendo uma das onze artistas reconhecidas pela contribuição ao artesanato cearense. O evento realizado nessa quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, marcou o lançamento do programa Renda Gera Renda.
O projeto é uma iniciativa para capacitar e fortalecer os coletivos de mulheres que atuam na cultura do artesanato com foco na formação profissional. Serão beneficiadas cerca de 500 rendeiras cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica, com repercussão no incremento da renda familiar e no fomento à sucessão geracional das práticas culturais de comunidades de mulheres artesãs.
A capacitação será inicialmente realizada em doze municípios do estado, a partir de maio, sendo Icapuí um dos contemplados. O resgate e transmissão do artesanato para as futuras gerações é uma das ações abraçadas pela gestão municipal.
Participaram do momento, a homenageada Maria de Lourdes, as servidoras municipais Rosário Rebouças, Carol Rebouças, Rosineide Rebouças e a Secretária de Cultura e Turismo de Icapuí, Riana Rocha.
Renda Gera Renda é uma realização da Alece, em conjunto com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), apoio do Programa Nacional Mulheres Mil do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria da Proteção Social (SPS), Grupo Mulheres do Brasil (GMB), e Prefeitura de Icapuí.