Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril com o objetivo de informar e melhorar a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. Por isso, a Prefeitura Municipal, realizou uma programação de 2 a 5 de abril, com diversas atividades educativas e de lazer com o tema "Valorize as capacidades e respeite os limites".
A abertura aconteceu na tarde da terça-feira (2), na Praça Mais Infância, com atividades de dança para as crianças, pinturas faciais, desenhos infantis e música ao vivo com a participação da artista Liziane Carvalho.
Na quarta-feira (3), ocorreu a oficina de música para as crianças atípicas acima dos 12 anos, na Escola Mizinha, facilitada pelo professor Ivo. Além de atividades de relaxamento e cuidados para as mães e parentes das crianças atípicas, ministrada pela equipe de saúde, no CAPS.
A quinta-feira (4), foi dia de visita à Cidade Mais Infância, em Fortaleza. A comitiva de crianças atípicas de Icapuí visitou o espaço-cidade do Governo do Estado. O local conta com mais de 30 ambientes realistas, onde cada criança pode exercer a cidadania e a autonomia enquanto aprende mais sobre a cultura e a história cearense.
Na sexta-feira (5), o lazer dos pequenos ficou por conta da recreação esportiva, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças. Além da palestra para os familiares, com a neuropsicóloga e diretora do Instituto Estímulo Nato em Aracati, Juliana Nato, realizado no Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPI).
Outras atividades acontecem durante o mês nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI's) pela conscientização do autismo.