Foto: ASCOM
O Plano Diretor será uma Lei Municipal que visa orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município para melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas, tornar a cidade mais inclusiva, justa e ambientalmente equilibrada.
Nesse sentido, aconteceu a 3ª Assembleia das Comunidades, nessa quarta-feira (3), no Ginásio Municipal. No primeiro momento, os professores Daniel Cardoso e Clarissa Freitas apresentaram a proposta de zoneamento e a legislação de ocupação territorial e do meio ambiente. Em seguida, explicaram sobre os mapas construídos com as informações coletadas até o momento. Por último, houve a participação ativa dos comunitários que deram contribuições para o projeto.
Participaram do momento, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, o Coordenador Ambiental e Fundiário representante da 2W ecobank, Adilson Nascimento, o Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação do grupo Aliança Energia, Marcelo Verli, o vereador João Paulo Rebouças, a equipe executora do projeto (UFC), servidores municipais, representantes de ONG's e população.
A comunitária de Ibicuitaba Herlene Fernandes, mais conhecida como Sauri, abordou da importância do momento, "eu vejo que ninguém é melhor para escolher o futuro dos moradores das comunidades que nós mesmo que vivenciamos. Só quem está dentro sabe quais os problemas, por isso estamos aqui para falar e encontrar o melhor caminho para resolvermos com a ajuda dos técnicos que estão elaborando o plano", afirmou.
O Plano Diretor é uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí com apoio da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), e patrocínio da 2W ecobank.