Foto: Acervo da SEDEMA
O empreendedorismo feminino tem se destacado como uma força vital na economia global, impulsionando mudanças significativas e promovendo a igualdade de gênero no mundo dos negócios. Em Icapuí, esse cenário não é diferente, as mulheres se destacam vencendo desafios, usando a criatividade, se renovando e criando mais oportunidades.
Diante desse cenário, e em alusão ao mês da mulher, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) em parceria com o SEBRAE, realizaram o I Fórum das Mulheres Empreendedoras, com o tema "empreendedorismo, empoderamento, resistência e atitude", na noite da sexta-feira, 22 de março, no Ginásio Municipal.
Ana Cristina Colaço, terapeuta e mentora de empresárias, apresentou o painel "Transformando Sonhos em Realidade" com informações valiosas para um empreendimento de sucesso. Ana Carla Luna abordou sobre o programa Sebrae Delas e Rosineide Rebouças falou do protagonismo feminino das icapuienses (2014-2023) no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, além das premiações locais e homenagens.
Participaram, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o Secretário da SEDEMA, Iran Félix, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, a Articuladora Regional Do Litoral Leste do SEBRAE, Ana Carla Luna, a representante da Aliança Energia em Icapuí, Maria Do Socorro, o vereador João Paulo Rebouças, a servidora e articuladora da pasta do trabalho e renda local, Rosineide Rebouças.
O Fórum reuniu mais de cem mulheres em um momento de aprendizado e network, com o apoio da Aliança Energia e comércio local.
PROTAGONISMO FEMININO: A REDE DE EMPREENDEDORAS DE ICAPUÍ
Conforme Rosineide Rebouças "em 2014, começamos a incentivar as mulheres empreendedoras de Icapuí a escreverem suas histórias, a partir de então, elas vêm sendo contadas, inclusive com vencedoras na premiação Sebrae Mulher de Negócios."
"Em 2022, tivemos três mulheres vencedoras, duas em 1º lugar e uma em 2º. Em 2023, tivemos duas premiadas na categoria produtora rural. Nos dois últimos anos inscrevemos 14 mulheres e Icapuí se destacou na premiação estadual", afirmou Rosineide.
Confira os nomes de destaques na premiação.
(2014) - SANDRA RENUSIA DE OLIVEIRA LIMA - PRODUTORA RURAL - 3º lugar
(2022) - FRANCISCA BATISTA DE ANDRADE - PRODUTORA RURAL - 1º lugar
(2022) - RAQUEL DE OLIVEIRA GONDIM - MEI - 1º lugar
(2022) - ZENAIDE DA SILVA SANTOS - PRODUTORA RURAL - 2º lugar
(2023) - ZENAIDE DA SILVA SANTOS - PRODUTORA RURAL - 1º lugar
(2023) - MARIA DE LOURDES DA SILVA - PRODUTORA RURAL - 2º lugar