Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)
Mais uma turma do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde (Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), chega a Icapuí, dessa vez a 11ª, com doze novos profissionais com ênfase em Saúde Coletiva, Saúde Mental Coletiva e Saúde da Família/Comunidade.
São residentes da enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, odontologia e medicina veterinária que chegam para a "Territorialização", que permite aos profissionais uma aproximação com os serviços de saúde e com as comunidades na vivência através da prática.
Participaram da acolhida nessa segunda-feira (11), no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a diretora da Pós-graduação em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Olivia Andrea, a gerente da Residência Multiprofissional em Saúde (RESMULTI) da ESP, Kellyane Munick, a superintendente da Regional de Saúde do Litoral Leste Jaguaribe, Mere Benedita, a coordenadora da Área Descentralizada de Saúde (ADS - Aracati), Magda Cardoso Nogueira, e a representante da turma 11 de residentes, Sandy Amaral.
Sandy Amaral, enfermeira residente pela 2ª vez pela ESP em Icapuí, afirmou que "espera poder construir com os profissionais locais, estar presente nas comunidades e ajudar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E que embora esteja na segunda residência, o território ainda é novo, pois é dinâmico, mutável e cheios de novos aprendizados".
Após receberem as boas-vindas das autoridades, os residentes assistiram à palestra com o tema "Residência Multiprofissional no contexto da Educação Permanente em Saúde e o que elas agregam ao território", facilitada pela médica pediatra e diretora da Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Andrea.
10 ANOS DE RESIDÊNCIA DA SAÚDE EM ICAPUÍ
O objetivo da Residência Multiprofissional é ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização. Icapuí é um dos 24 municípios cearenses em parceria com ESP/CE que recebe profissionais da Residência Multiprofissional (Resmulti). São 10 anos recebendo residentes na área "comunitária", que abrange a Saúde da Família/Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva.
A residência em saúde constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu (especialização) que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos, sendo classificada como educação para o trabalho. Por meio dela, são executadas ações de ensino-aprendizagem em diversos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).
O SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE ICAPUÍ
O Sistema Saúde Escola é uma estratégia que propõe organizar, gerenciar e instigar a realização de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) no município. Nesse contexto, a EPS constitui uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem sua importância na reflexão dos profissionais acerca de suas práticas, permitindo melhorar a assistência à saúde conforme as demandas da população e dos serviços.
A semana do Sistema Saúde Escola acontece do dia 11 a 15 de março, com atividades formativas, acolhida dos novos residentes e votação da Lei de efetivação dessa política.
Confira a programação completa, abaixo.