Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)
A distribuição de sementes e mudas, por meio do projeto Hora de Plantar, tem contribuído com incrementos significativos na produtividade agrícola e no aumento da renda de agricultores familiares, além de garantir a segurança alimentar de inúmeros cearenses.
O lançamento anual do programa no município aconteceu na manhã desta segunda-feira (4), com o início da entrega das sementes de milho e feijão aos agricultores beneficiários, no posto da Ematerce.
Estiveram presentes, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o Gerente Regional Litoral Leste da Ematerce, Eriberto Silva, o secretário de desenvolvimento, trabalho, agricultura, meio ambiente e pesca, Iran Félix, servidores municipais e agricultores.
Eriberto Silva explanou que "o município é muito conhecido pela pesca, mas a agricultura é uma atividade muito significativa, e é por isso, que fazemos esse trabalho de diagnóstico, acompanhamento e comunicação direta com os agricultores".
Cerca de 500 beneficiários icapuienses estão inscritos no programa que visa fortalecer a agricultura familiar.
O PROGRAMA HORA DE PLANTAR
"Hora de Plantar" é um programa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado, em parceria com a EMATERCE, Instituto Agropolos do Ceará; Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Estado do Ceará (FETRAECE). Apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA - Icapuí).
Tem como público-alvo o(a) agricultor(a) familiar proprietário(a), parceiro(a), posseiro(a), meeiro(a) ou arrendatário(a), que recebem sementes, mudas, manivas, sorgo e/ou raquetes.