Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
O marco do retorno às atividades escolares é a Jornada Pedagógica, um momento formativo em que os profissionais da educação planejam as tarefas e metas para o exercício do ano letivo. A abertura do evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (25), na quadra da escola profa. Mizinha.
Com a temática "Educação Integral: escola que escuta, educa e protege", a jornada contou com a apresentação cultural do grupo de teatro da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, "A resistência do negro na sociedade, Ubuntu: eu sou porque nós somos", seguida da fala das autoridades locais e palestras.
Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário da educação, Diumberto de Freitas, o diretor da Escola Mizinha, Jair Rodrigo, a Presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Andreia Carla, a Gerente Regional do Paic Integral, Vivian Freitas, a Gerente Municipal do Paic, Rosimeire Rebouças e o vereador João Paulo Rebouças.
Francisca Francileide e Dulcimaria Portocarrero, da Crede-10, abordaram sobre o "Regime de Colaboração Estado/Municípios: propósitos para 2024", além de apontarem dados sobre a educação em tempo integral.
Em seguida, a Secretária Executiva da Igualdade Racial do Estado Ceará, Martír Silva, apresentou "os desafios da Lei 10.693/2003 para uma escola que escuta, educa e protege".
Por fim, a Dra. Cristiane Carvalho abordou sobre a "Cultura de Paz nas Escolas". O momento foi finalizado com a entrega dos certificados do Programa Previne, que visa a proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente no âmbito escolar.