Foto: Acervo da SEDEMA
Nessa segunda-feira (29), foram distribuídas aproximadamente 4000 raquetes de palma forrageira aos agricultores do município, a ação visa possibilitar condições reais de criação de suporte forrageiro e assim elevar a oferta de volumosos para os rebanhos.
A solicitação das semente e mudas é realizada pelos produtores, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e EMATERCE. A demanda chega à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo Estadual (SDA) que define os critérios de distribuição e os beneficiários.
Foram contemplados agricultores do PA São Francisco (2400 raquetes), PA da Redonda (1500) e na comunidade de Peixe Gordo (120).
A Palma Forrageira
A palma forrageira é utilizada como ingrediente alimentar dos rebanhos de ruminantes no semiárido e atende parte significativa das exigências dietéticas de água pelos animais. É uma cultura rica em vitaminas A, complexo B e C e minerais como Cálcio, Magnésio, Sódio e Potássio, além de 17 tipos de aminoácidos.
A palma é mais nutritiva do que alimentos como a couve, a beterraba e a banana e é um produto mais barato. O aproveitamento dos brotos da palma forrageira cria possibilidades para a alimentação humana: polpa, arroz-verde, salada de verdura, dindim, farofa e colágeno.
O programa: Hora de Plantar
É uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético e propiciando o aumento da produção e da produtividade das culturas e melhorando o nível de renda dos beneficiados.