Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
Os conselheiros tutelares, eleitos democraticamente pela população, tomaram posse em solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (10), no auditório da Escola Profissional Jaime de Cunha Rebouças.
A Cerimônia foi iniciada com a apresentação cultural das crianças do projeto Retratos da Vida da comunidade de Vila Nova financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), seguida da fala das autoridades.
Foram empossados cinco conselheiros para a gestão 2024 a 2028, sendo eles, Antônio Carlos Lima, Francilvânia Rebouças, Neuma Pereira, Iolanda Uchôa e Magno Nascimento. Na suplência ficaram, Christiane Alcântara, Cristian Patrick e Hellen Priscila.
Criado em 1990, o Conselho Tutelar é um órgão previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil e desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em conjunto com outros órgãos e entidades.
Participaram, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, a Secretária de Assistência Social, Aparecida de Alncântara, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Fernandes, a presidente do COMDCA, Gerciana Ferreira, a representante do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, Mônica Silam, o delegado de Polícia Civil, Thalles Mello, o tenente do Batalhão da Polícia Militar / CE, Henrique Kléber, o Diretor de Secretaria da Vara da Comarca de Icapuí, Raimundo Nonato, a presidente do Conselho da Igualdade Racial, Andréa e o Diretor da Escola Profissional, Edmilson Fernandes.
Gerciana Ferreira abordou que "o processo de escolha dos conselheiros foi iniciado em fevereiro de 2023 com ampla publicidade de cada etapa realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA)".
Mônica Silan apontou que "o Conselho Tutelar é o órgão que mais resgata a vida de jovens no mundo e Icapuí é um município que apoia integralmente a democracia e a pauta da política dos direitos das crianças e dos adolescentes", afirmou.
Neuma Pereira discursou representando os empossados e agradeceu pela confiança da população no trabalho dos conselheiros e abordou a responsabilidade dos colegas de profissão.