Arte: Reprodução l As Palavras Cia Claudio Bernardo
O festival "Diagonal" da "Cia As Palavras - Cláudio Bernardo" será apresentado na Casa da Cultura Cores da Vida (centro), no dia 26 de janeiro (sexta-feira) às 19h30, com entrada gratuita, e no dia 27 em Picos, na Casa das Palavras, com apoio da Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Com apresentações de Tércio Araripe, Cláudio Bernardo, Salvatore Calcagno (Bruxelas), Haroldo de Campos (SP), Mona Gadelha, Igor Luis (SP), Victor Navarro (Espanha), Antoine Neufmars (Bruxelas), Priscilla Teixeira (RJ), Macaio Upecor, André Vidal & Baudelaire (RJ) e Gabriel Vieira.
DIAGONAL
O festival DIAGONAL foi criado e teve sua primeira edição em 2021, apenas algumas semanas antes da liberação das restrições relacionadas à Covid, quando todos os teatros na Bélgica ainda estavam fechados. Esse projeto nasceu do desejo, ou melhor, da necessidade vital dos artistas de se expressarem em um momento em que foram obrigados a encontrar maneiras de existir diante das regras impostas pelo governo, que impactaram profundamente todo o setor cultural.
DIAGONAL apresenta uma série de performances ao ar livre com duração de 5 a 20 minutos. O que torna esse projeto único é seu caráter diagonal, tanto na expressão artística quanto no contexto e na natureza informal. O objetivo é oferecer aos artistas uma plataforma, onde possam criar, testar ou experimentar livremente suas ideias, concretizando seus projetos e compartilhando-os com o público em um ambiente atípico e acolhedor.
Nos últimos três anos consecutivos, em 2021, 2022 e 2023 (na Bélgica e no Brasil), cerca de cinquenta artistas prestigiados da região de Bruxelas e em Icapuí foram calorosamente recebidos tanto pelo público quanto pela imprensa.
Em 2023, Diagonal foi realizado no município de Icapuí, com ajuda da Prefeitura Municipal, precisamente em Picos na Casa das Palavras com artistas locais e de Fortaleza, o sucesso foi imediato junto a população local e convidados, por isso o evento se repete, abrindo a outros lugares como a Casa da Cultura, museus e as bocas do povo em Icapuí.
Com entusiasmo, a companhia As Palavras pretende repetir esse evento para uma nova edição em 2024 em janeiro precisamente, convidando artistas de várias disciplinas para participarem desse evento num espírito de solidariedade e com a mensagem de nunca negligenciar a cultura.