Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
O Plano Diretor será uma Lei Municipal que vai orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município, visando melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas, tornar a cidade mais inclusiva, justa, e ambientalmente equilibrada.
Por isso, a 1ª Assembleia aconteceu nessa quarta-feira (13), no Ginásio Municipal, com a participação de representantes das comunidades, que no primeiro momento assistiram à apresentação do projeto e sua importância, as fases para o desenvolvimento e as questões jurídicas, explicados pelos professores da UFC, Daniel Cardoso, Clarissa Freitas e Lígia Mello.
No segundo momento, a população atuou ativamente da dinâmica interativa em grupos para definir limites entre as comunidades, identificação de áreas importantes, atividades econômicas e pontos centrais de cada localidade. Também foram aplicados questionários individuais como estratégia de coleta de dados.
Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo Eldevan Nascimento, o coordenador ambiental e fundiário representante da 2W, Adilson Nascimento, os professores da UFC, Daniel, Clarissa e Lígia, a equipe realizadora do projeto, servidores, vereadores e população.
Outras assembleias acontecerão nos próximos meses para o prosseguimento do plano de ação e como forma de escuta e maior participação da população. As assembleias são momentos abertos a todos e divulgados previamente nos veículos oficiais da prefeitura.
O projeto é realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.