Foto: Acervo da Secretaria de Saúde
Os municípios de Icapuí e Quixeré foram os escolhidos entre os vinte da Região do Litoral Leste Jaguaribe, como unidades piloto do Programa Planifica APS, sendo chamados de Unidades Formativas (UF). Em Icapuí, foi escolhida a Unidade de Atenção Primária à Saúde Catarina Evangelista de Sousa I e II, da Mutamba, e os tutores municipais multiplicarão o programa para as outras sete Unidades de Saúde do município.
O Planifica APS é um instrumento de gestão e organização da atenção primária, ambulatorial especializada e hospitalar, integradas nas redes de atenção à saúde, sendo um processo de educação permanente que permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.
Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, o secretário de saúde do município, Reginaldo Alves, a Secretária Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde da SESA, Maria Vaudelice Mota, as consultoras do CONASS, Sandra Sperotto e Maria Aparecida de Souza, a Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, Thaís Nogueira, a Superintendente da Regional do Litoral Leste / Jaguaribe, Meire Benedita, a Coordenadora da COADS Aracati, Magda Cardoso, e técnicos(as) estaduais e municipais.
Conforme Rubenio Diego, coordenador da Atenção Primária à Saúde de Icapuí, "já tivemos outros encontros anteriormente, para escolha dos tutores municipais. Hoje (6), recebemos a equipe gestora do programa para conhecer de perto a Unidade de Saúde e nossos processos de trabalho para em seguida darmos prosseguimentos às oficinas formativas".
A qualificação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Umane - associação civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública; e pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA).