Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
O Plano Diretor é um projeto que orientará o crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade, visando melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades socioeconômicas e tornar Icapuí mais inclusivo, sustentável e organizado.
Nesse sentido, aconteceu nesta segunda-feira (23), a 22ª reunião ordinária do Conselho da Cidade (CONCIDADE), na Câmara Municipal, com a participação da equipe realizadora do plano, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Na ocasião foram apresentadas as questões jurídicas do projeto, como a legalidade e a associação com a Lei Orgânica do Município e a Constituição. Foi abordada também a importância da participação popular e dos membros do conselho na construção do plano.
Participaram, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, técnicos da prefeitura, membros do conselho e equipe do Plano Diretor (UFC), Daniel Oliveira, Clarissa Freitas, Lucas Campos e João Alexandrino.
Clarissa Freitas apontou que "o plano vai definir as regras urbanas, quais os limites das comunidades, o que é público e o que é privado, a prevenção dos desastres ambientais e tudo isso precisa da cooperação dos cidadãos".
O projeto encontra-se na primeira fase de realização, de leitura e sistematização de dados.