Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
Com destino à capital cearense, Fortaleza, na última sexta-feira (23), a comitiva de Icapuí, com cerca de 40 pessoas, entre elas artesãs, empreendedores, produtores e servidores, visitaram à maior feira de artesanato do país, a Fenacce, no Centro de Eventos do Ceará.
Essa é a 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura que acontece no Ceará, e reúne as tradicionais e diversas técnicas artesanais do todo o país e contou com a participação de 1,5 mil artesãos dos 27 estados e cinco regiões do país, entre eles a labirinteira icapuiense, Laurice Ferreira e o projeto Mulheres de Corpo e Algas como expositoras.
MULHERES DE CORPO E ALGAS
Localizado na comunidade de Barrinha, o Grupo "Mulheres de Corpo e Algas" alia tecnologia e responsabilidade ambiental no cultivo sustentável da matéria-prima, as algas, que compõem um importante ecossistema, o banco de algas. Assim, além de conservar o meio ambiente e zelar pela comunidade, ainda gera complemento de renda para 10 famílias por meio da produção e comercialização de produtos à base de algas, transformadas em cosméticos e alimentos. Essa iniciativa vem dando certo ao longo de 12 anos de trabalho.
LAURICE MARIA FERREIRA DA COSTA
Laurice é artesã da tipologia do labirinto, credenciada à CeArt (Central de Artesanato de Ceará) e fornece uma diversidade de materiais, como roupas, cobertas de almofadas, peças de mesa em geral e cobertas de utensílios domésticos para comercialização na central.
O artesanato em Icapuí é uma expressão artística e identitária que nos últimos anos tem passado por busca de estratégias de valorização e resgate, em parceria com outras instituições, como a Ceart. Além de espaço próprio para exposição desse segmento, no mercado de Artesanato, localizado no centro da cidade.
A Fenacce foi uma realização do Ministério da Cultura com apoio do Governo do Estado do Ceará e CeArt (Central de Artesanato do Ceará).