Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
Conferências são momentos únicos de afirmação democrática e de apontamentos para a construção de políticas públicas. Nessa perspectiva, na última-quarta (20), aconteceu a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças.
O momento contou com a apresentação do grupo de libras da Escola Francisco Ezequiel e foi facilitado por José Olímpio Ferreira Neto, que apresentou o painel central "Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais", tema da conferência.
Aconteceu, ainda, a aprovação do regimento, a divisão dos grupos temáticos, a apresentação das propostas e a escolha dos delegados para a conferência estadual de cultura.
A conferência foi fruto de um trabalho construído por muitas mãos e participação popular, por meio de 5 pré-conferências, com a presença de 174 pessoas, que passou por várias comunidades, onde o objetivo principal era identificar as demandas comunitárias, que culminou nesse evento.
Participaram, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Medeiros, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, a secretária de cultura e turismo, Riana Rocha, o presidente do Comcult, Nacélio de Paula, a representante da sociedade civil, Luana Lúcia, o Mestre Gilberto Calungueiro, representante dos artistas locais, a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Ceará, Andréa Vasconcelos, e o coordenador de articulação regional e participação da Secult/CE, Fábio Santiago.
A conferência foi uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura.