Foto: ASCOM
Fortalecer o artesanato contribui para a economia local, preserva tradições culturais, promove a criatividade e a identidade de um povo. Nesse sentido, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) promove atividades de fomento ao segmento artesanal.
Na última terça-feira (5), foi realizado um encontro das labirinteiras locais com o técnico e designer de moda da Central de Artesanato do Ceará (CEART), Sérgio Melo, que abordou sobre a importância do labirinto local e a preservação da identidade das peças criadas no município.
A partir do contato com as labiriteiras, Sérgio Melo realizará um estudo e diagnóstico do trabalho local e poderá propor sugestões e intervenções para aperfeiçoamento da atividade, em encontros que acontecerão futuramente.
O projeto é desenvolvido pela Ceart, visa a valorização e o desenvolvimento do artesanato como alternativa de geração de ocupação e renda, dentre o conjunto de ações está a capacitação de artesãos, assessoramento técnico do artesão, o desenvolvimento de coleções e capacitação em gestão, entre outras ações.