Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
Visando estimular a participação juvenil, a educação ambiental e ampliar as oportunidades de geração de renda nos municípios cearenses, aconteceu na manhã dessa quarta-feira (6), no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças, a acolhida dos participantes do Programa Jovem Ambiental.
Em Icapuí, são 74 jovens selecionados para participar de projetos sustentáveis, através da inclusão socioambiental, com foco na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política criada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020, executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), presente nos 184 municípios cearenses.
Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o coordenador dos Agentes Jovens Ambientais da Região do Litoral Leste, Abelardo Diógenes, o coordenador local do programa, Carlos Alberto Pereira, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Icapuí, Iran Félix, a presidente do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Lidiane Freitas, o secretário da educação Diumberto de Freitas, o secretário de Governo Eldevan Nascimento, e população local.
A ação proporcionará aos selecionados, além de um curso de formação, os benefícios de auxílio mensal no valor de R$ 200,00, fardamento, seguro-acidente e certificados. As atividades terão duração de 12 meses, prorrogável por igual período.