Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a FioCruz/CE realizaram a abertura do curso Acolher para cuidar: estratégias para organização do processo de trabalho, na manhã dessa quinta-feira (31), no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças.
Com a missão de aprimorar as práticas na Rede de Atendimento à Saúde, bem como promover as habilidades necessárias para o aprimoramento da escuta ativa, comunicação interpessoal, organização do processo de trabalho e abordagem centrada no usuário. A capacitação é voltada para os profissionais da saúde do município e gerentes de Unidades de Atenção Primária (UAPS).
Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de saúde, Reginaldo Alves, a coordenadora da área descentralizada em saúde de Aracati, Magda Cardoso Nogueira, a coordenadora do projeto sistema saúde escola da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), e facilitadora da aula inaugural, Ana Paula Brilhante, além de servidores(as) da saúde.
Reginaldo Alves abordou "a capacitação é voltada para centralização do atendimento no cidadão, no usuário do SUS, de forma efetiva com acolhimento e cuidado. Este é o momento certo para refletirmos sobre nossas práticas, repensar a atenção dada aos pacientes", apontou.
Magda Cardoso reforçou que "acolher é muito mais do que receber, é saber em que contexto se dá o atendimento ao paciente, é considerar todas as esferas que perpassam a vida daquele usuário".
Ana Paula Brilhante disse "precisamos discutir o acolhimento diante de um modelo muito fragmentado, muito voltado para a figura do médico, e como nós podemos fazer a diferença nesse contexto? Precisamos reorganizar nossos processos de trabalho para melhorar a oferta dos serviços para a população", explanou.
O curso tem carga horária de 60h/a, com encontros quinzenais e término previsto para novembro.