Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
Agosto Dourado simboliza a conscientização ao aleitamento materno, uma alusão ao padrão ouro da amamentação, que deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.
Somada a essas ações, na última sexta-feira (25), aconteceu a abertura da Semana do Bebê, que reuniu profissionais da saúde, assistência social e sociedade civil para uma conversa com a Deputada Estadual Larissa Gaspar (PT) sobre políticas públicas para as mulheres, importância do amamentar e o projeto de Lei 680/2023, que aborda o teletrabalho às servidoras lactantes.
A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância com o objetivo de assegurar a atenção adequada às crianças de até seis anos de idade por meio de ações nas Unidades de Atenção Primária à Saúde e comunidades.
Participaram, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, a secretária de assistência social, Aparecida Alcântara, o secretário de saúde, Reginaldo Alves, o coordenador da atenção primária à saúde, Rubenio Diego e servidores(as).
Larissa Gaspar abordou "em agosto é o mês que a gente fortalece a campanha em defesa do aleitamento, pois ele é fundamental tanto para saúde do bebê como para a saúde da mãe, da mulher. E isso só é possível com o apoio da família, da sociedade e da criação de políticas públicas que possibilitem esse ato".